Anúncios
Comunicação Educação Polícia Sociedade

Sucesso de audiência, programa de rádio da PM pode ter versão para a TV Uesb

Veiculado todos os sábados, ao meio-dia, o programa Pelo Rádio da Polícia, produzido pelo Comando de Policiamento Militar do Sudoeste (CPRSO), deve estrear também na Uesb FM e ganhar uma versão para a televisão, a ser exibida na TV Uesb. A notícia foi passada à imprensa pelo coronel Ivanildo da Silva, durante evento de comemoração do primeiro ano do programa no ar, na Rádio Brasil FM. O Pelo Rádio da Polícia tem ênfase na polícia comunitária, que tem uma linha de atuação mais próxima da comunidade, com filosofia inspirada no Sistema Koban, da polícia japonesa. A comunicação tem sido um dos instrumentos mais usados pela PM em Vitória da Conquista para fortalecer a interação com a comunidade. Já está tudo certo para que o programa seja veiculado na FM e a versão para a TV aguarda a finalização da digitalização do sinal e acertos administrativos e técnicos, quanto ao formato da atração.

Segundo a capitã Larissa Couto, que apresenta o programa com o soldado Ygor Gonçalves, “nessa filosofia a comunicação é importante para levar à sociedade a informação sobre as ações sociais e preventivas que a polícia realiza e poucas vezes são divulgadas. O programa fala de segurança pública com a interação da comunidade, de que forma pode participar, ser atuante do processo, se inteirar”, explica a capitão Larrissa, que destaca sobre a necessidade de conscientização sobre o papel de todos na segurança pública. O entendimento é que todos as pessoas que compõem a comunidade são agentes de segurança e o trabalho da PM com o programa de rádio é ajudar na formação dessa consciência, por meio da informação.

Os temas abordados são vários, incluindo eleições, sob o aspecto legal. policiamento ambiental, sobre o qual pouco se sabe; Ronda Maria da Penha; a Ronda Escola; o funcionamento e os resultados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que atua nas escolas, entre outros. O objetivo do programa Pelo Rádio da Polícia, de acordo com os seus realizadores, é explicar o que é segurança pública e conscientizar a comunidade sobre a importância de ser atuante. Para cumprir esse objetivo, além dos quadros informativos de ações e projetos da PM, o programa também tem sua parte lúdica, fazendo uso, por exemplo, da música, afinal é rádio, é ouvir.

“Escolhemos músicas que agreguem ao tema que está sendo abordado no dia”, diz a capitã. Um dos programas comemorou o Dia das Bandas de Música e dedicou parte do tempo a homenagear (e tocar) a Banda Maestro Valter Santa Rosa, formada por policiais militares. Um dos destaques na corporação é o quadro A Arte de Ser PM, que mostra outros talentos de policiais militares e ainda o Pelo Rádio do Comandante, que fala de ações inovadoras dos comandantes da região sob a jurisdição do CPRSO no que diz respeito à polícia comunitária, bem como informam como se dá a participação da PM em eventos locais como Festa do Divino, São João, etc. Como não poderia faltar, o programa tem ainda o quadro Pelo Rádio da Comunidade, onde a interação, em si, é confirmada, com a PM dando dicas, orientações e respondendo à participação do ouvinte.

FESTA EDUCATIVA COM CRIANÇAS

A comemoração do primeiro do ano do Pelo Rádio da Polícia ocorreu no sábado, 29, com a presença de comando regional da PM e comandantes de companhias, oficiais e soldados, além de representantes da comunidade e um grupo de crianças que são atendidas pelos programas sociais da Polícia Militar em Vitória da Conquista. Como atrações musicais, a Banda Maestro Valter Santa Rosa e um quarteto de policiais afinados que tocaram música brasileira. Como parte do evento, as crianças deram o toque final em uma arte mural pintada pelo artista plástico Tiano, deixando as marcas de suas mãos impressas em amarelo junto à grande asa da paz no chamado Muro da Liberdade. Também fizeram uma miniblitz educativa, entregando material educativo sobre a importância de valorizar a vida, fechando o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. A comemoração do aniversário do Pelo Rádio da Polícia teve homenagens à imprensa presente e encerramento com show de Jânio Arapiranga.

VEJAS AS FOTOS

IMG_9748 (2)
A Capitã Larissa, no palco com outros componentes do programa

IMG_9750IMG_9764

IMG_9773
O Coronel Ivanildo acompanhou, pessoalmente, atividades das crianças

IMG_9783IMG_9784IMG_9796IMG_9798IMG_9807IMG_9808IMG_9812IMG_9813IMG_9814IMG_9816IMG_9819IMG_9820

IMG-20180929-WA0009
A PM homenageou com um belo troféu representantes da imprensa local presentes ao evento

IMG-20180930-WA0000

IMG_9826 (2)IMG-20180930-WA0001


COM FOTOS DE GIORLANDO LIMA, RODRIGO FERRAZ E SD. DEYSE BASTOS LIMA

Anúncios

0 comentário em “Sucesso de audiência, programa de rádio da PM pode ter versão para a TV Uesb

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: