Anúncios
Ações Governamentais Administração Pública Sociedade

Ressocialização: prefeitura de Conquista vai empregar detentos de bom comportamento na limpeza pública

A Prefeitura de Vitória da Conquista será a primeira do Sudoeste da Bahia a empregar detentos do regime semi-aberto e já com 1/6 da pena cumprida na realização de serviços públicos. Na segunda-feira (22), foi anunciado que, por meio de uma articulação das secretarias municipais de Administração, Governo e Serviços Públicos, foi firmado um convênio com o presídio Nilton Gonçalves para a execução de um importante projeto de ressocialização de cerca de 50 detentos, que vão poder trabalhar em serviços de limpeza pública do município.

“Eles vão atuar na limpeza de vias, praças,nas feiras, cemitérios, chafariz e outros lugares”, explica o secretário de Serviços Públicos, José Marques. E completa: “Com a ressocialização dessas pessoas, através dos serviços públicos, creio que é um ganho tanto para a sociedade, quanto para o presídio e para a Prefeitura.”

“Os presidiários estão se ressocializando e pagando a sua pena. Que a comunidade lhes veja trabalhando decentemente. Todo mundo merece uma oportunidade e a Prefeitura está saindo na frente dando essa oportunidade”, reforça o coordenador de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto Vieira.

site-42-600x397Outros 22 detentos da instituição já trabalham em um projeto municipal, o “Palmas pra Conquista”, de acordo com o diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alexandro Silva, “Com essa contratação, nós teremos cerca de 60 a 70% de internos trabalhando. Ou seja, vão sair com uma nova perspectiva, vão sair mais valorizados pela sociedade, porque essa sociedade vai perceber a utilidade deles”, afirma.

SCM7810-600x397Alexandro conta ainda que há alguns requisitos para que os detentos possam participar de projetos como este, a exemplo de já ter cumprido um sexto da pena e apresentar bom comportamento. Para ele, esse momento de transição para sua liberdade é fundamental para evitar que elas cometam reincidência na criminalidade: “Eles vão sair com perspectiva, podendo ter uma nova oportunidade de trabalho para ele, para  a família. Eu acho que quem ganha somos todos nós, principalmente a segurança pública do município.”

Ulisses é um dos internos que irá trabalhar com a Secretaria de Serviços Públicos. Para ele, os ex-detentos ainda são vistos com preconceito, por isso, o projeto vem para contribuir com essa reinserção no convívio social: “É uma oportunidade para os internos, com a Prefeitura em conjunto. É um apoio para mostrar para a sociedade que o interno quer uma verdadeira mudança, uma verdadeira transformação, então a gente tem que progredir para ser alguém na vida.”

Anúncios

0 comentário em “Ressocialização: prefeitura de Conquista vai empregar detentos de bom comportamento na limpeza pública

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: