Anúncios

Projeto do Parque Ambiental da Cidade inclui revitalização do Rio Verruga na área da Praça da Juventude (Poço Escuro)

A região conhecida como Poço Escuro é uma reserva florestal, integrante do Parque Municipal da Serra do Periperi, criado em 1999 com o objetivo de proteger a fauna e a flora da serra do Periperi, ameaçadas pela ocupação humana desordenada e à extração de cascalho, areia e pedra. Na Reserva do Poço Escuro, área de proteção ambiental, que “abriga o remanescente florestal urbano mais importante do município. […] É também o lugar onde se localizam as nascentes do Rio Verruga (que se encontra, atualmente, poluído, canalizado e subterrâneo no trecho que corta o centro da cidade, mas que já foi, nas origens do município, a principal fonte de abastecimento de água para os moradores da localidade).” – Trechos da dissertação de mestrado de Gabriel Souto Pinheiro: Unidades de conservação em áreas urbanas: o caso da Reserva do Poço Escuro (Vitória da Conquista, Bahia.

Poço Escuro

Nos últimos 25 anos, várias intervenções foram feitas no entorno da reserva pela administração pública. As mais vistosas delas ocorreram em 1994 e entre 2012 e 2013. Em 1994, o então prefeito José Pedral Sampaio fez vias asfaltadas ligando o bairro Guarani e adjacências ao centro, passando sob o viaduto Paulino Santos. Em 2013, a prefeitura inaugurou a Praça da Juventude, com equipamentos como auditório com capacidade, academia de ginástica ao ar livre, parque recreativo, um anfiteatro e quadra de esportes. As intervenções geraram polêmicas e até hoje tem quem sugira mudanças.

Praça da Juventude
Praça da Juventude, com a quadra de esportes

Um dessas opiniões vem de fora, mas é de especialistas em integração de equipamentos urbanos e meio ambiente, profissionais da equipe do renomado arquiteto curitibano de fama internacional, Jaime Lerner. O conselho dado foi o de permitir que o rio “reapareça”, mudando uma quadra de lugar. A quadra teria sido construída sobre um trecho do rio. O prefeito Herzem Gusmão esteve no local na terça-feira (13) e anunciou que fará a mudança, mas que a quadra não sairá da Praça da Juventude.

Herzem no Poço EscuroSegundo Herzem, a Poço Escuro integra o projeto do Parque Ambiental da Cidade, que será implantado em sua gestão. Uma das principais ações previstas por essa medida é a revitalização do Rio Verruga, que já foi iniciada. “Temos informação segura da Embasa de que tem rede de esgotamento sanitário da Bartolomeu até o Poço Escuro. Então não se justifica mais empresas, residências, bancos ou conjunto habitacional lançando dejetos no rio. A Prefeitura já notificou e vai abrir um prazo para quem está praticando essa ilegalidade”, revela o prefeito Herzem Gusmão, para quem “esta é porção mais importante do Parque da Cidade, onde está localizada a nascente do Rio Verruga no Poço Escuro”.

De acordo com o prefeito, o Parque da Cidade está “em pleno estágio de implantação e será uma grande marco para Vitória da Conquista”. A comitiva que esteve no Poço Escuro fo composta pela secretária do Meio Ambiente, Luzia Vieira, pelo chefe de Gabinete, Marcos Ferreira e por técnicos ambientais da prefeitura.

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: