
Com foco no Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde, cinco projetos de pesquisa da Universidade foram aprovados em Edital aberto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Os docentes contemplados são dos campi de Vitória da Conquista e de Jequié, e conta com a participação de docentes e discentes pesquisadores tanto da Universidade como de outras instituições da região.

Em Conquista, um dos projetos aprovados será desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas). Coordenado pela professora Patrícia Lima, a iniciativa tem atendido e feito acompanhamento de pacientes que apresentam hipertensão resistente. “Estes pacientes serão convidados a participarem da nossa pesquisa e, ao concordarem, será coletada uma pequena amostra de sangue dos mesmos para a extração do DNA e análises moleculares”, explicou.

A docente destacou ainda a importância do projeto. “Os resultados gerados poderão ser utilizados para estabelecer uma nova abordagem, não só para a identificação precoce de pacientes com o potencial de serem hipertensos, mas também daqueles que apresentarão dificuldades para o controle medicamentoso da doença. Além disso, esses resultados também poderão ser úteis para a condução e tratamento da população em geral, contribuindo para a prevenção da doença ou tratamento individualizado para cada paciente”. Além da docente, a equipe de trabalho conta com a participação de mais cinco professores da Universidade e também de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina.
Segundo o pesquisador, atualmente, participam do estudo cerca de 300 pessoas, com idade maior ou igual a 60 anos. Contribuem com a pesquisa, docentes da Uesb e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além de discentes dos cursos de mestrado e doutorado, da iniciação científica e estudantes voluntários dos cursos de graduação da Uesb. “Nos sentimos orgulhosos pelo reconhecimento da importância do tema e do potencial da equipe na execução do projeto. Com os recursos obtidos, serão adquiridos equipamentos e custeio das próximas coleta de dados”, ressaltou o docente.

De acordo com o docente, a bactéria H. pylori é o principal causador das gastrites, além de ser um fator essencial envolvido nas análises das úlceras pépticas, dos carcinomas gástricos e dos linfomas de tecido linfoide associados à mucosa. “A captação de recurso para a execução do projeto através desse edital é de fundamental importância, sobretudo no atual contexto de contingenciamento drástico do financiamento público para a área de Ciência e Tecnologia em nosso país”, pontuou o pesquisador. Ainda segundo o docente, essa seleção permitirá também a implementação de novas linhas e grupos de pesquisa, por meio das parcerias estabelecidas com as demais instituições participantes.
Professores, médicos e estudantes de graduação e pós-graduação da Uesb, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), além de profissionais do Instituto do Aparelho Digestivo, do Laboratório Oliveira (Labo) e do Hospital Santa Helena, em Jequié, colaboram com a pesquisa.
A lista completa dos projetos aprovados pode ser conferida aqui.
TEXTO E FOTOS: ASCOM/UESB