Anúncios

Sebrae destaca avanço da prefeitura de Conquista na desburocratização do atendimento ao emprendedor

A equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) responsável pela execução do Programa Cidade Empreendedora apresentou ao prefeito Herzem Gusmão os resultados do diagnóstico feito na prefeitura de Vitória da Conquista, destacando o avanço na desburocratização da relação com empreendedores, facilitando a vida de quem deseja criar ou ampliar uma empresa.

No quesito de alvarás, houve uma redução no tempo de expedição. Os alvarás provisórios, de baixa complexidade e baixo risco, que levavam em média 30 dias para liberação, agora são concedidos até em 48 horas. Sendo que se o empreendedor apresentar a documentação completa o alvará definitivo também será concedido em 48 horas.

A equipe também avaliou a nova formatação nas compras públicas, adotada pela atual administração, que buscou a simplificação do processo de registro de empresas e ainda a aproximação com o agricultor familiar, que passou a ter orientação para participar das chamadas públicas da prefeitura, podendo vender sua produção para setores do município como a Secretaria de Educação, para compor a merenda escolar.

Os relatórios apresentados têm como base o trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor do Programa por cerca de três meses. A ideia era traçar um diagnóstico apontando as principais necessidades do município para gerar um ambiente de negócios mais atrativo, pensando em políticas públicas que venham a impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios.

“Já conseguimos uma melhoria significativa na qualidade do atendimento, dando muito mais celeridade nos processos de concessão de alvarás e licenças e criando melhores condições para facilitar o acesso dos pequenos negócios às compras governamentais, treinando a equipe de compras da prefeitura e fazendo planejamento para o setor”, ressalta o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso.

Herzem e gerente do Sebrae
Prefeito Herzem Gusmão e a gerente do Sebrae, Josinete Oliveira, assinam parceria para o Programa Cidade Empreendedora

A gerente regional do Sebrae, Josinete Oliveira, disse que o objetivo das ações deve ser contemplar o setor empresarial: “É importante que o empresário perceba Vitória da Conquista como uma cidade empreendedora, uma cidade que tenha um olhar diferenciado para os seus empresários e para os empreendedores que acreditam na cidade e aqui empreendem, que geram ocupação, geram renda e geram o desenvolvimento da cidade”.

Segundo Josinete, “a ideia é que agora a Prefeitura se aproprie do resultado desse trabalho. A prefeitura vai receber os relatórios de cada uma das consultorias que foram realizadas, e agora é preciso que os planos sejam executados”.

Cláudio Cardoso
Secretário Cláudio Cardoso expõe metas do Cidade Empreendora ao prefeito e equipe
Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: