Herzem acrescenta dinheiro para a exposição agropecuária na lista de pedidos que vai fazer a Temer hoje

O Blog da Resenha Geral, usado pelo prefeito Herzem Gusmão para divulgar em primeira mão suas ações à frente da prefeitura, informa que na audiência que terá com Michel Temer, na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, o prefeito vai pedir ao presidente que viabilize uma ajuda financeira para garantir a realização da exposição agropecuária de Vitória da Conquista, no ano que vem. O evento, um dos mais importantes da cidade e da região, aconteceria em março de 2019, mas a Cooperativa Mista Agropecuaria Conquistense (Coopmac), decidiu suspender a sua realização por falta de apoio financeiro do poder público.

A exposição vinha acontecendo há 52 anos, reunindo produtores rurais, grandes e pequenas empresas do município e entidades que atuam no setor agropecuário, proporcionando movimentação da economia regional e oferecendo a moradores e visitantes uma opção de lazer e diversão, com diversas atrações, ncluindo os animais de raça, bares, restaurantes e espetáculos culturais. Mas, de acordo com a Coopmac, nos últimos anos, o custo do evento tem ficado cada vez mais alto e ele se tornou um risco econômico para a cooperativa, que deve esperar a manifestação dos governos estadual e municipal para decidir se faz a exposição no segundo semestre de 2019.

IMG_3708
O prefeito e o presidente da Coopmac conversam durante a exposição de 2017

Herzem disse que a prefeitura sempre foi a maior parceira da Coopmac quando o assunto é exposição – “e continuará sendo”, apesar da ausência de participação especificamente financeira do Município no evento ter sido apontada como uma das razões para a não realização da edição do ano que vem. O prefeito prometeu que na audiência com Temer, vai solicitar (com a intermediação do ex-governador Nilo Coelho), que o presidente autorize o Ministério da Agricultura a repassar recursos fincaneiros para que Vitória da Conquista não fique sem a exposição agropecuária em 2019.

Segundo o Blog da Resenha Geral, Herzem disse ainda que pretende se reunir com o Conselho Consultivo [informal, que o apoia] e com o Movimento Pró-Conquista para tentar viabilizar um evento que movimente a economia regional. Não é possível saber se o prefeito se referia à exposição ou a um novo e diferente evento.

Comente