Conquista: comerciantes protestam queimando pneus, mas prefeitura não vai rever mudança no trânsito de rua

Cambuí novo



Comerciantes que fecharam a Rua Salgado Filho, uma das vias comerciais mais antigas da cidade, onde predominam lojas de acessórios e produtos para carros, reclamam que a prefeitura fez a mudança no trânsito da via sem ouvir ninguém. Um carro de som dava voz ao protesto, afirmando que nenhuma pesquisa foi feita para avaliar qual seria o melhor sentido do tráfego, considerando o interesse comercial da rua. A modificação foi feita pela Secetaria de Mobilidade Urbana no início de novembro, quando a via passou a ser de mão única.

Comerciantes dizem que a modificação no trânsito da rua prejudica as vendas e que teriam reivindicado a reversão mas não foram atendidos, por isso fizeram o protesto, queimando pneus e interrompendo a passagem de carros pelo local.

Ouvido pelo BLOG, o secretário de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro, disse que a secretaria não foi procurada por ninguém da rua antes do protesto. Segundo ele, não houve contato pessoal ou verbal. “Nada foi protocolado. Nenhuma pessoa nos procurou sobre esse assunto”, esclareceu. Ainda que tivesse havido a reivindicação formal para que a Semob revisse a modificação, Ivan Cordeiro explica que não poderia ser atendida.

“Mesmo que tivessem nos procurado não seria possível reverter, porque a mudança atende à implantação de um binário fundamental. É um corredor que foi criado para melhorar o fluxo do trânsito na cidade. E estamos falando no interesse coletivo e não apenas nos interesses de alguns comerciantes”. O secretário disse ainda que o governo municipal entende a insatisfação das pessoas que protestaram hoje, mas não vai haver nova mudança.

A modificação na Rua Salgado Filho, acabando com a mão dupla e orientando a direção no sentido da Avenida Alagoas era uma prioridade, segundo o titular da Semob. “Começamos a realizar as intervenções em toda a cidade para melhorar o trânsito. E haverá mais mudanças, como no Alto Maron, Candeias, Recreio, por isso, a prefeitura pede compreensão aos motoristas. A quantidade de carros na cidade aumenta rapidamente, mas as vias continuam com a mesma largura, e isso obriga o poder público a fazer mudanças para dar fluidez ao trânsito e evitar problemas maiores”, argumentou Ivan.

Com a modificação feita pela prefeitura, a Rua Salgado Filho passou a dar acesso direto à Avenida Alagoas, nas imediações da Avenida Integração, saindo em frente ao semáforo que está entre essas duas importantes avenidas. O sentido contrário já acontecia pela Avenida Maceió. Entretanto, agora o motorista pega a Rua Laudionor Brasil que dá acesso a Avenida Fernando Spínola e Avenida Crescêncio Silveira. (Blog do Rodrigo Ferraz.

VEJA VÍDEOS E FOTOS DO PROTESTO




Fainor 2

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente