Anúncios
Segurança Pública Violência

Região Sudoeste registra queda no número de assassinatos no segundo semestre

Em 2017, a Região Integrada de Segurança Pública (RISP) que contempla as áreas de Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Brumado e Itapetinga, todas da jurisdição do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRS), registrou 541  crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídio, latrocínio e lesão seguida de morte. Este ano, até o dia 5, foram 461 ocorrências do tipo, uma redução de 15%, abaixo, apenas da região Oeste, cuja população é menos da metade e que teve uma queda de 25,0%.

As RISP são compostas pelas AISP, ou Áreas Integradas de Segurança Pública. No caso da RISP Sudoeste a maior queda percentual no número de assassinato se deu na AISP Itapetinga, que caiu 40%. Em 2017, ocorreram 81 CVLI na área e em 2018 foram 48. Já em Guanambi houve acréscimo. Os registros subiram de 36 para 45, um aumento de 25%. Os percentuais são mais altos, comparando com o ano passado, na AISP Brumado: 13,20%. Jequié também registra queda, até o dia 5 de dezembro, de 31,25%. Já Vitória da Conquista que teve acréscimo na quantidade de assassinatos no primeiro semestre, anota redução de 4,29%.

O segundo semestre teve uma quantidade menor de CVLI em quatro das cinco AISP sob jurisdição da RISP Sudoeste: Jequié, 43,48%; Itapetinga, 44,44%; Guanambi, 30% e Vitória da Conquista, 16,33%. Só Brumado teve uma elevação de 7,69% (13 assassinatos em 2017 e 14 até de 3 de dezembro). Considerando a região como um todo, a redução foi de 27,2%. A avaliação de fontes policiais consultadas pelo BLOG é de que a tendência de queda seja mantida, porque tanto a Polícia Civil como a Militar, com uso da inteligência, identificaram os pontos cruciais onde os crimes violentos ocorrem com mais frequência, as razões para os mesmos e quem estaria por trás dos assassinatos, quase todos relacionados com a guerra do tráfico de drogas.

O segundo semestre teve uma quantidade menor de CVLI em quatro das cinco AISP sob jurisdição da RISP Sudoeste: Jequié, 46,7%; Itapetinga, 44,44%; Guanambi, 30% e Vitória da Conquista, 17,3%. Até o dia 5 de dezembro, a Aisp de Brumado teve 14 assassinatos, a mesma quantidade de assassinatos de 2017. Considerando a região como um todo, a redução foi de 30,5%. A avaliação de fontes policiais ouvidas pelo BLOG é de que a tendência de queda deve ser mantida.

 

Entretanto, embora não seja uma avaliação oficial dos organismos de segurança pública, no caso do município de Vitória da Conquista, dificilmente ocorrerá redução no cômputo do ano, já que, segundo dados a que o BLOG teve acesso, já foram registrados 165 assassinatos este ano no município, enquanto todo o ano de 2017 teve 168 crime violentos letais intencionais, segundo dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA). Como ainda faltam 24 dias para o ano terminar, levado em conta a média histórica do mês, é possível que, infelizmente, venham a ocorrer mais homicídios, passando a quantidade verificada em 2017.

Anúncios

0 comentário em “Região Sudoeste registra queda no número de assassinatos no segundo semestre

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: