Anúncios
Polícia Segurança Pública Violência

Comandante explica atuação da Polícia Militar na redução de homicídios na região Sudoeste da Bahia

Conforme matéria publicada pelo BLOG esta semana, o segundo semestre registra uma queda no número de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que são homicídios, latrocínios (matar para roubar) e lesão corporal seguida de morte, na região Sudoeste. Para iniciar a análise, inicialmente, serão considerados os 12 meses deste ano, quando a redução total na Região Integrada de Segurança Pública (RISP) que contempla as áreas de Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Brumado e Itapetinga, todas da jurisdição do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRS), foi de 15%, abaixo somente da região Oeste, que tem menos de metade de população e teve queda de 25% nos crimes de morte.

Considerando todo o ano de 2018, foram 461 CVLI na RISP Sudoeste, sendo que a maior queda de um ano para outro ocorreu na AISP Itapetinga (40%). Já em Guanambi os registros subiram 25%. Brumado: 13,20%. E Jequié, teve redução de 31,25%. Já Vitória da Conquista, que teve acréscimo na quantidade de assassinatos no primeiro semestre, anota redução de 4,29% no cômputo de 2018.

REDUÇÃO NO SEMESTRE

Na avaliação somente a partir de 1º de julho, os crimes de morte caíram em quatro das cinco AISP sob jurisdição da RISP Sudoeste: Jequié, 46,7%; Itapetinga, 44,44%; Guanambi, 30% e Vitória da Conquista, 17,3%. Até o dia 5 de dezembro a AISP de Brumado teve 14 assassinatos, a mesma quantidade de assassinatos em 2017, ou 0%. Considerando a região como um todo, a redução no segundo semestre foi de 30,5%.

A significativa queda nos índices de violência da região, no segundo semestre, se deve a uma postura mais incisiva das polícias. No caso da Polícia Militar, segundo o Coronel Ivanildo da Silva, comandante do CPRSO, no segundo semestre houve um incremento no policiamento com ações diferenciadas: intensificação do policiamento ostensivo, através de Operações Prevento-Repressivas, em conjunto com as especializadas CIPT Sudoeste, Esquadrão Motociclista e a CIPE Sudoeste.

IMG_8666
Coronel Ivanildo: intensificação da ação nos pontos quentes do crime (Foto: Giorlando Lima)

Segundo o Coronel Ivanildo, desde que ele assumiu o comando, as operações nos diversos municípios sob sua jurisdição, estão sendo realizadas com ênfase na redução dos CVLI (Crimes Violentos Letais e Intencionais), com policiamento específico em bairros onde existem eventos criminais, conhecidos como HotSpots (Zona quentes de criminalidade), indicados por coletas de informações geográficas, através de aplicação de Análise estatística aos dados criminais e Serviço de Inteligência.

A tendência de queda deve ser mantida. Mas, embora não seja essa a manifestação oficial dos organismos de segurança pública, no caso do município da cidade de Vitória da Conquista, dificilmente ocorrerá redução no cômputo do ano, já que, segundo dados a que o BLOG teve acesso, já foram registrados 165 assassinatos este ano no município, enquanto todo o ano de 2017 teve 168 crime violentos letais intencionais, segundo dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

Anúncios

0 comentário em “Comandante explica atuação da Polícia Militar na redução de homicídios na região Sudoeste da Bahia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: