Anúncios
Educação

Estudante da UESB de Vitória da Conquista é destaque em Exame Nacional de Física

Duas vezes ao ano, o Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF) é realizado no Brasil como uma das formas de ingresso em cursos de Mestrado e Doutorado de grandes instituições de ensino. No último processo, aplicado em outubro, discentes da Uesb fizeram as provas na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Entre eles, Leonardo Vieira, do oitavo semestre, no campus de Vitória da Conquista.

Leonardo obteve um dos melhores resultados do país no exame, ficando entre os quatro melhores desempenhos. Segundo a coordenação do Colegiado de Física, a média nacional do EUF é de 3,62, muito abaixo do resultado de Leonardo, que obteve nota 6,9.

O exame é composto de questões discursivas em torno do núcleo específico dos cursos de Física, que são: Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística e Termodinâmica. Para Leonardo, a formação, não só no curso de Física, como nas disciplinas da área de Matemática da Universidade, auxiliou na conquista desse resultado.

“O curso de Física da Uesb colaborou ao proporcionar uma sólida formação em Física Básica, o que contribuiu enormemente no meu desenvolvimento nas disciplinas específicas. Além disso, destaco que as disciplinas ministradas pelo Colegiado de Matemática ajudaram fortemente no meu desenvolvimento no curso”, comentou o estudante.

A professora Sandra Cristina Ramos, atual coordenadora do curso, destacou o quanto esse resultado coloca a Uesb dentro das pós-graduações de ponta do país na área de Física. “As universidades que utilizam as notas do Exame Unificado garantem, em seus cursos de pós-graduação, a entrada dos melhores estudantes do Brasil. No âmbito nacional, teremos um representante discente da Uesb entre os melhores alunos de Física do país”, pontuou a professora.

Mesmo sem uma universidade definida para ingressar após a conclusão da graduação em Física, Leonardo já sabe que o próximo passo é o mestrado: “Pretendo tentar o mestrado e o doutorado nas melhores instituições do Brasil. Devido à abrangência do EUF, posso me dar ao luxo de não ter ainda definido uma em específico”.


TEXTO E FOTO DA ASCOM/UESB

Anúncios

0 comentário em “Estudante da UESB de Vitória da Conquista é destaque em Exame Nacional de Física

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: