Anúncios
Saúde Sociedade

Urgente em Conquista: Boa notícia bate recorde em blog

A matéria sobre a habilitação de um hospital conquistense para fazer transplantes de coração rendeu mais de mil compartilhamentos, atraindo acima de 3,5 mil visitantes ao BLOG e passando à condição de publicação mais acessada este ano.

Inúmeros blogs estão recorrendo a artifícios que possam aumentar a quantidade de visualizações, o que facilita a obtenção de anúncios. Um exemplo dessa estratégia de ganhar leitores, é o uso da expressão “Urgente em Conquista”, precedendo a informação sobre um atentado, um tiroteio, a morte de “mais um traficante”, acidentes de carro, assaltos, roubos. Os chamados de urgência, mesmo quando o fato é notório ou vencido, tem se tornado comum em mais de um site. Quase sempre chamam a atenção para ocorrências policiais.

E essas notícias são predominantes na maioria dos blogs. E é compreensível, por várias razões. Seja porque a frequência com que acontecem leva a sua repetição na mídia, seja por causa da influência do medo e da preocupação das pessoas, que procuram se informar o máximo possível sobre as ocorrências que, “graças a Deus!”, não as envolvem, trazendo alívio e, ao mesmo tempo, satisfazendo a curiosidade.

A experiência deste BLOG, no entanto, diz que não são apenas as notícias de morte, as tragédias, as fofocas da política e da sociedade que interessam aos leitores. Não há como deixar de dar notícias de polícia, por exemplo, pelo direito à informação das pessoas a quem o BLOG se dirige e também porque o bom jornalismo não pode escolher os fatos, apenas deve tratá-los com ética e responsabilidade, sem sensacionalismo e desrespeito à sensibilidade dos leitores e à condição humana dos envolvidos, algozes ou vítimas. Por isso, depois de muito tempo resistindo, por atenção à maioria dos seus leitores originais, o BLOG passou a publicar com maior frequência notas sobre ocorrências policiais, tiroteios, mortes, a guerra do tráfico, registros de violência e tristeza.

A abordagem desse tipo de assunto, com o melhor estilo possível, tem tornado o BLOG mais conhecido e procurado, proporcionando – ainda bem – que outros assuntos, matérias que estimulam o debate ou que são boas notícias em si mesmas, sejam lidas por mais gente. Foi assim com a matéria sobre o Boulevard Shopping, que alcançou milhares de pessoas e estimulou um debate nas redes sociais sobre as razões da pouca movimentação naquele centro de compras. Outro debate com muito envolvimento este ano deu-se quando da eleição para reitor da Uesb, diante de matéria do BLOG divulgando posicionamento do governador Rui Costa sobre a nomeação de qualquer nome da lista tríplice, não necessariamente o mais votado.

E desde sábado, 15, um outro assunto, que não é sobre polícia, política ou fofoca de celebridades, vem fazendo surpreendente sucesso, com milhares de visualizações no fim de semana e nesta segunda-feira. A matéria sobre a habilitação do Hospital IBR, de Vitória da Conquista, para fazer transplantes de coração rendeu, até as 9h30 de hoje, mais de mil compartilhamentos e acima de 3,5 mil visualizações no BLOG, passando à condição de publicação mais acessada este ano, passando a segunda matéria sobre o shopping (Conquista: paradeiro no Boulevard Shopping apontado pelo BLOG repercute na internet. Assessoria se manifesta), a da eleição para reitor da Uesb (Eleição para reitor da Uesb: governador diz que pode não escolher o primeiro colocado) e a que abordou o assassinato da travesti Raphaela Souza.

Outras matérias com assuntos positivos, leve e pacíficos têm conseguido um bom número de leitores, mas aquelas que “bombam” são as que fazem referência à violência, em Vitória da Conquista, na Bahia, no Brasil e no mundo. Por isso, o BLOG considera apropriado dar destaque de urgência quando uma matéria sobre um assunto exclusivamente positivo, uma boa notícia, em essência, ganha o interesse dos leitores. A matéria sobre o IBR, que pode ser lida aqui, está estourada, como se diz nas redes sociais, porque contempla esperança – qualquer pessoa pode precisar ou ter um familiar ou amigo que precise de um transplante de coração para continuar vivo -, orgulho – a ideia de que Vitória da Conquista, cuja marca de força tem estado um tanto esmaecida, dá mais um sinal de liderança – e pertencimento – é como se fosse o conquistense, ele mesmo, a ofertar o serviço, porque tão próximo, tão nosso.

O BLOG manterá o estilo predominante de artigos, entrevistas, matérias de análise, mais trabalhadas, e também cuidará de assuntos do cotidiano, das mazelas da política, das tragédias e da violência, feliz com o sucesso das boas notícias. Diante do que testemunha, nestes dias, com o crescimento do número de leitores interessados em assuntos que não sejam apenas lamentáveis, reafirmamos nossa disposição de oferecer outras boas notícias, agradecendo a leitura e o estímulo. Aproveitamos para parabenizar o IBR e expressar nossa ansiedade pela habilitação definitiva por parte do Ministério da Saúde. Há muitos corações batendo com essa esperança.

Foto reproduzida da internet. Autoria: Vinicius Tupinamba/Colaborador do Site Alto Astral
Anúncios

0 comentário em “Urgente em Conquista: Boa notícia bate recorde em blog

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: