Cristo de Mário Cravo será iluminado por energia solar. Usina de geração foi doação da empresa Solarchio

Uma tradição de Vitória da Conquista, a iluminação do Cristo, obra do escultor Mário Cravo erguida na Serra do Periperi, em 1980, este ano ganhará uma inovação: a energia que acenderá as mil lâmpadas de led instaladas pela prefeitura no monumento será gerada por uma usina solar que a empresa conquistense Solarchio implantou no local. A inauguração da nova iluminação será nesta quarta-feira (19), às 18h30, na própria área do monumento do Cristo de Mário Cravo, no bairro Cruzeiro.

A usina de captação da energia solar e transformação em energia elétrica é uma doação da empresa, depois que a administração local autorizou o projeto. A Solarchio funciona em Vitória da Conquista desde 2016 e preparou um projeto personalizado para a área do Cristo. Segundo a Secretaria de Comunicação, quando recebeu a proposta, o prefeito Herzem Gusmão não teve dúvida da sua importânca, considerando que “vem para somar com o projeto de revitalização do Cristo, já elaborado pela Prefeitura e ajustado à filosofia de Cidades Criativas e Cidade para Pessoas”.

Iluminação do Cristo feita há mais de 30 anos
Iluminação do Cristo feita este ano

PROJETOS ASSINADOS PELA SOLARCHIO

As soluções desenvolvidas pela Solarchio estão presentes em várias empresas e residências em Vitória da Conquista e outras cidades. Entre as empresas que adotaram a geração de energia elétrica com a energia solar estão a  Cabral&Souza, a Churrascaria Los Pampas e a Gráfica Log, todas abastecidas por painéis voltáicos desenvolvidos pela equipe da empresa conquistense, que desenvolveu estudos personalizados de viabilidade e dimensionamento de consumo para que os altos valores de gastos com energia fossem reduzidos de forma significativa.

Placas de captação de energia solar na Cabral e Souza, empresa atacadista de Conquista

De acordo com a Solarchio, a usina que vai gerar a iluminação do Cristo é de 11,05 kilowatts (kw), o que corresponde a uma geração anual média de 160.000 kilowatts por hora (kwh). Na prática, isso equivale à preservação de 200 árvores e à redução de emissão de nove toneladas de gás carbônico (CO²) à natureza.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente