
Uma tradição de Vitória da Conquista, a iluminação do Cristo, obra do escultor Mário Cravo erguida na Serra do Periperi, em 1980, este ano ganhará uma inovação: a energia que acenderá as mil lâmpadas de led instaladas pela prefeitura no monumento será gerada por uma usina solar que a empresa conquistense Solarchio implantou no local. A inauguração da nova iluminação será nesta quarta-feira (19), às 18h30, na própria área do monumento do Cristo de Mário Cravo, no bairro Cruzeiro.
A usina de captação da energia solar e transformação em energia elétrica é uma doação da empresa, depois que a administração local autorizou o projeto. A Solarchio funciona em Vitória da Conquista desde 2016 e preparou um projeto personalizado para a área do Cristo. Segundo a Secretaria de Comunicação, quando recebeu a proposta, o prefeito Herzem Gusmão não teve dúvida da sua importânca, considerando que “vem para somar com o projeto de revitalização do Cristo, já elaborado pela Prefeitura e ajustado à filosofia de Cidades Criativas e Cidade para Pessoas”.


PROJETOS ASSINADOS PELA SOLARCHIO
As soluções desenvolvidas pela Solarchio estão presentes em várias empresas e residências em Vitória da Conquista e outras cidades. Entre as empresas que adotaram a geração de energia elétrica com a energia solar estão a Cabral&Souza, a Churrascaria Los Pampas e a Gráfica Log, todas abastecidas por painéis voltáicos desenvolvidos pela equipe da empresa conquistense, que desenvolveu estudos personalizados de viabilidade e dimensionamento de consumo para que os altos valores de gastos com energia fossem reduzidos de forma significativa.

De acordo com a Solarchio, a usina que vai gerar a iluminação do Cristo é de 11,05 kilowatts (kw), o que corresponde a uma geração anual média de 160.000 kilowatts por hora (kwh). Na prática, isso equivale à preservação de 200 árvores e à redução de emissão de nove toneladas de gás carbônico (CO²) à natureza.
