Anúncios
Educação

Todo mundo quer ser doutor. Medicina tem quase metade dos inscritos no vestibular da Uesb. São 6.172 pessoas disputando 35 vagas.

O Curso de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas visa a formação de profissionais capacitados para atuar em pesquisas tecnológicas e acadêmicas, no setor industrial ou atividades relacionadas.  O Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas terá capacidade de intervir cientificamente em todos os assuntos relacionados com a matéria e suas transformações, podendo desempenhar tarefas operacionais, de consultoria, de pesquisa básica e aplicada.

A descrição acima é parte da apresentação do curso Química – Atribuições Tecnológicas no catálogo de cursos de graduação da Uesb. O mesmo curso é oferecido em várias universidades do Brasil e é considerado um excelente curso dentre os da Uesb, campus de Itapetinga.. Mas, o interesse despertado por essa profissão é irrisório, a julgar pela procura do curso. Apenas oito estudantes se inscreveram para uma das 13 vagas ofertadas pela universidade, no vestibular deste ano, qu acontece nos dias 20 e 21 deste mês.

O curso não é o único a atrair pouquíssimo interesse. Física, que está na grade em Conquista e Jequie, tem 36 vagas e só atraiu 64 pessoas. Em Itapetinga, com 13 vagas e 13 inscritos, é quase certo de que todo mundo vai entrar na universidade. Cursos que são os “pais” da Uesb, em cada um de seus três campi, Vitória da Conquista (Administração, Letras e Agronomia); Jequié (Letras) e Itapetinga (Zootecnia), já não despertam a ambição como há 15 anos. Agronomia, um dos cursos mais disputados e melhor rankeado do Uesb tempos atrás, que também oferece 46 vagas para 401 inscritos, o que pode até ser considerado muito, comparado com Administração com suas 46 vagas e 348 inscritos, e Letras, que na modalidade Licenciatura com Língua Portuguesa teve 45 inscritos (2,5 por vaga), enquanto Letras Com Português/Inglês foi procurado por 52 estudantes (2,9 por vaga).

Já o curso que deu origem ao campus de Itapetinga, para fazer face à vocação agropecuária da região, Zootecnia, teve 78 inscritos para os dois semestres, para 35 vagas divididas em dois semestres, resultando em 3,8 candidatos por vaga no primeiro e 0,7 no segundo. O curso de Letras em Jequié também tem vagas para os dois semestres, 18 no primeiro e 23 no segundo e, ao todo foram 104 inscritos. Quem se inscreveu para o primeiro semestre enfrentará uma concorrência de 4,5 para um. Quem optou pelo segundo semestre terá uma situação mais confortável, são 13 vagas e 13 inscritos.

Entre os mais procurados nenhum curso chegar sequer perto de Medicina. Enquanto o segundo preferido, Direito, com aulas em Conquista, teve 1.551 inscritos, gerando uma concorrência de 33,2 por vaga para o primeiro semestre e 34,2 para o segundo semestre, para entrar na Uesb e estudar para se tornar médico o vestibulando vai ter que encarar uma concorrência de incríveis 201,8 por vaga, se a escolha for pelo segundo semestre, e 149,4/1 se for para o primeiro. Se inscreveram 6.172 pessoas para disputar 35 vagas nos dois turnos. Considerando o cômputo geral de inscritos, a relação é de 176 candidatos por vaga.

Para dar uma ideia de como o curso de Medicina da Uesb é cobiçado – e difícil de entrar, a relação candidato/vaga do principal vestibular do país, da Fuvest, a concorrência é de 115,2/1. O curso de Medicina responde por quase metade (49,5%) do total de inscritos no vestibular da Uesb este ano: 13.465. Somando com Direito, os dois cursos atraíram 7.723 interessados, 57,3% de todas as inscrições do vestibular 2019.

SONY DSC
Medicina é, de longe, o curso mais procurado (Foto: Ascom/Uesb)

OS OUTROS

Depois de Medicina, o recordista absoluto, e Direito, os cursos mais procurados são Odontologia (691 inscritos para 26 vagas ou 26,5 candidatos por vaga no geral e 33,7 para o primeiro semestre); Psicologia (655 para 23 vagas ou 28,51/1); Fisioterapia (30 vagas distribuídas em dois semestres e 426 inscritos, ou 14,2 por vaga no geral, sendo 22,2 para o primeiro semestre); Enfermagem, 32 vagas e 260 inscritos, sendo 10,1/1  no primeiro semestre 6,1 no segundo. Pelos números pode-se imaginar que hoje em dia as pessoas querem ter um consultório ou, pelo menos, trabalhar em um ou em um hospital.

Fora da área de Saúde, o destaque é Ciência da Computação, curso ainda bem procurado. Para o vestibular deste ano recebeu 237 interessados em um de suas 23 vagas, com concorrência de 10,3/1. O sempre estável curso de Ciências Contábeis, que assegura mercado de trabalho certo, chegou a 7,3 candidatos por vaga. Foram 170 inscritos para 23 vagas. Em seguida vem Farmácia, com 6,3 candidatos por vaga, sendo 23 vagas e 150 inscritos. O curso de Jornalismo, outrora charmoso, teve 147 inscritos e oferece 23 vagas, gerando uma concorrência de 6,4 para uma vaga.

Para saber qual a relação candidato por vaga de cada curso, clique aqui.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Copeve pelo telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié; e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Todo mundo quer ser doutor. Medicina tem quase metade dos inscritos no vestibular da Uesb. São 6.172 pessoas disputando 35 vagas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: