Anúncios
Política

Possível pré-candidato a prefeito mais falado em Conquista, vereador David Salomão divulga dado falso sobre IPVA

Todos os levantamentos feitos sobre os nomes dos prováveis pré-candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, principalmente em enquetes no Facebook, mostram que o vereador David Salomão desponta como um dos mais fortes. Com 23.221 votos, Salomão foi o terceiro mais votado em Conquista nas eleições para deputado – abaixo somente de José Raimundo (PT), 35.855 votos, e Waldenor Pereira (PT) 33.381 -, uma votação construída com a defesa de assuntos polêmicos, quase sempre falando em nome de setores da comunidade com queixa dos governos municipal e estadual, discursos fortes com criticas ao prefeito Herzem Gusmão e a defesa de Jair Bolsonaro, desde a pré-candidatura a presidente até a eleição.

Mas, um fator ajudou a aumentar o conhecimento e a adesão ao nome de David Salomão: a campanha contra a apreensão de carros em débito com o IPVA, em blitzes determinadas pelo governo do Estado. Por causa desse tema, Salomão chegou a ter uma altercação com o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Britto, que mandou a PM retirar o vereador do plenário do tribunal na sessão em que ação da OAB também contra as blitzes estava em discussão. A ênfase de Salomão naquele episódio aumentou o número de pessoas entusiasmadas com a sua candidatura.

Screenshot_20190111-140947_FacebookA bandeira do IPVA e o posicionamento pró-Bolsonaro maior em antiguidade e intensidade do que as manifestações da maioria dos políticos que apoiam o presidente na cidade, têm rendido sucesso a Salomão como candidato a pré-candidato a prefeito. Mas, nessa corrrida, ele tem divulgado uma inverdade, ou, pelo menos tem dado guarida a ela. Na sua página do Facebook, o vereador divulga uma matéria do blog Povo News, ainda desconhecido na cidade, em que é dito que David Salomão é “o autor da lei que proibiu as apreensões irregulares de veículos na Bahia (Blitz do IPVA)”.

Acontece que não há nenhuma proibindo qualquer blitz, nem do IPVA. Salomão apresentou um projeto na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista com esse objetivo, mas não foi aprovada por ser inconstitucional, já que não vereadores não podem alterar assuntos de nível estadual ou nacional. A iniciativa do vereador, apesar de equivocada (teve gente que achou que foi mal intencionada), mereceu aplauso de grande parte da comunidade e até de vereadores que votaram contra, pois, afinal, se a lei fosse possível ajudaria muita gente. Mas, não foi. Portanto, dizer que há uma lei proibindo blitz do IPVA e que essa lei é de autoria de David Salomão é uma inverdade.

Como blog que publicou a informação não é, à primeira vista, de Vitória da Conquista, além de ter sido criado este ano, como se pode ver pelas datas de suas postagens, é compreensível o erro. Mas o vereador tinha a obrigação de corrigir, colocando outros termos verdadeiros, já que discurso e ação ele tem para mostrar. O fato é que alguém que deseja governar a terceira cidade do estado e uma das cem maiores do país, deve zelar pela verdade.

Mas, a parte mais contundente da matéria do blog fala das enquetes feitas pelas páginas de Facebook “Vitória da Conquista” e “República de Conquista” (que algumas pessoas dizem que são ligadas ao vereador) nas quais David Salomão aparece vencendo o prefeito Herzem Gusmão (MDB), o ex-prefeito José Raimundo Fontes (PT) e o deputado Fabrício Falcão (PCdoB), três dos possíveis concorrentes do vereador na corrida para a prefeitura, em 2020. Contra Herzem, segundo a enquete que teve 4.243 votos, Salomão teria 89% e o prefeito 11%. Quando o adversário é José Raimundo, Salomão aparece com 75% contra 25%, para 3.525 votantes. Já entre o vereador e Fabrício, o resultado é 87% a 13%, com 1.800 votantes.

Enquetes não tem valor estatístico e não correspondem a pesquisa, ainda mais aquelas feitas por meio do Facebook, em que uma pessoa vota quantas vezes quiser. Mesmo assim, o blog Povo News e David Salomão afirmam que o vereador é “o único pré-candidato com chances reais de assumir a prefeitura de Vitória da Conquista”. Com a palavra os demais pretendentes a candidato.

Anúncios

2 comentários em “Possível pré-candidato a prefeito mais falado em Conquista, vereador David Salomão divulga dado falso sobre IPVA

  1. O medo da direita é o Coronel Cassu como vice na chapa do David Salomão! A Direita está apenas começando. Bolsonaro é só um sólido e primeiro degrau!

    • Você bem sabe que eu não tenho medo. Tampouco o artigo é desabonador ou ofensivo ao ponto de vocês levantarem as baionetas. Uma pena que não tenham compreensão do que é o exercício do contraditório e quando têm tentam derrubar com ameaças. Leia o texto, sei que não está à altura da sua capacidade intelectual e literária, mas pode ajudar a reduzir sua rudeza. No mais, é esperar. Se o projeto for viável saberemos daqui a um ano. Por enquanto, é forte e pode avançar. Sucesso nos seus sonhos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: