Anúncios
Educação

Entre as melhores do país: FTC de Vitória da Conquista e Uesb têm IGC 4 e são consideradas excelentes pelo MEC

Com IGC 4, em uma escala cuja nota máxima é 5, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) faz parte de um grupo seleto:  de 2.066 instituições avaliadas no país, apenas 18,9% alcançaram nota 4. Na Bahia, a instituição está entre as três melhores públicas, juntamente com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Os resultados do ciclo avaliativo de 2017 foram divulgados em dezembro.

Outra instituição de ensino com campus em Vitória da Conquista a obter a mesma avaliação é a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), que recentemente foi autorizada a funcionar como centro universitário. A FTC Feira de Santana também foi avaliada com 4 no IGC, o Índice Geral de Cursos, principal indicador de qualidade calculado pelo MEC e divulgado anualmente. Instituições com IGC 4 e 5 são consideradas excelentes e aquelas que não chegam a ter IGC faixa 3 não atingem os níveis satisfatórios exigidos pelo MEC.

Para chegar ao índice, o MEC leva em conta três aspectos: a nota da graduação, nota da pós-graduação e distribuição dos alunos. A nota da graduação é a média do indicador de qualidade dos cursos de graduação da instituição, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos considerados.

A nota da pós-graduação (quando oferecida a modalidade strictu sensu) é calculada a partir da média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas.

Também entra no cálculo do IGC, a distribuição de estudantes entre cursos de graduação, pós-graduação (quando há programas stricto sensu). Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e também os CPC dos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um período de três anos. Assim, o índice divulgado agora compreende a análise de todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade de 2015, 2016 e 2017.

Para o professor Marcos Henrique Fernandes, vice-reitor da Uesb, a avaliação positiva reforça o compromisso de uma instituição pública de ensino superior. “O IGC 4 reflete todo o comprometimento da nossa comunidade acadêmica em oferecer uma formação de qualidade para os nossos alunos. Depois de um ano tão difícil, depois de tanta restrição orçamentária, recebermos essa notícia nos dá ânimo para continuarmos na luta em busca de melhorias para a Uesb”, destaca o vice-reitor.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 comentário em “Entre as melhores do país: FTC de Vitória da Conquista e Uesb têm IGC 4 e são consideradas excelentes pelo MEC

  1. Pingback: História de Conquista: Em 1981, ACM disse: prometi e cumpri, mas ninguém mais liga para isso na Uesb – BLOG DE GIORLANDO LIMA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: