Problemas no telhado do gabinete principal levam Herzem Gusmão a despachar todos os dias de janeiro no Espaço Cultural Glauber Rocha, na Zona Oeste

A partir desta segunda-feira, o prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, e alguns secretários vão despachar diariamente no Espaço Cultural Glauber Rocha, que teve parte de suas instalações ocupadas com a denominada Prefeitura da Zona Oeste. Inicialmente, o prefeito só trabalharia no local às terças e sextas-feiras, mas o telhado do quase secular prédio da prefeitura, localizado na Praça Joaquim Correia, apresentou problemas depois das recentes chuvas, fazendo com que o gabinete fosse deslocado para o bairro Brasil.

Além da presença diária de Herzem e de Irma, a população encontra na Prefeitura da Zona Oeste a oferta de vários serviços, como Cartão SUS, Bolsa Família, IPTU, Alvarás e Passe Livre. Também funcionam no espaço a Sala do Empreendedor, a Coordenação de Transporte, o núcleo da Defesa Civil, Programa Educarte e Conservatório Municipal. Instalar um gabinete e parte da estrutura administrativa e de serviços da prefeitura no bairro Brasil, para atender toda Zona Oeste além de uma ação prática de gestão tem grande simbolismo, mesmo que a oposição critique.

“As pessoas que saíam de um lado para outro da cidade vão ter a facilidade desse atendimento. Portanto, iniciamos uma nova era, uma nova maneira de governar, uma nova gestão com um olhar especial para toda a cidade”, diz Herzem Gusmão. Segundo ele, os próximos passos dessa política de descentralização e aproximação é a instalação de sedes administrativas em distritos rurais. “Iremos implantar três subprefeituras na zona rural, nos distritos de José Gonçalves, Bate Pé e Inhobim”, afirma o prefeito.

Desde o início da atual gestão, em 2017, uma das metas é descentralizar a administração, facilitando o acesso dos moradores dos bairros e da zona rural a ações e serviços prestados pela prefeitura, mas que, muitas vezes, estão geograficamente longe das pessoas. Assim, foram colocadas em prática iniciativas como a Prefeitura Móvel, o Gabinete Itinerante Rural e o Mutirão Bairro Legal, cuja ação confirma o objetivo da administração de levar a prefeitura para mais perto da população.

HG no gabinete da Zona Oeste 2 (2)
Herzem já trabalhou nesta segunda-feira no novo gabinete (Foto: Secom/PMVC)

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente