Vai faltar água de novo. Embasa diz que manutenção de equipamento suspenderá abastecimento em quase toda Conquista

As barragens estão cheias, não há risco de racionamento pelos próximos meses, mas a população de Vitória da Conquista, principalmente moradores dos bairros mais afastados do centro, vêm reclamando da constante falta de água. Em algumas áreas a água chega a faltar por 15 dias. A situação pior, como admitiu o gerente da Unidade Regional da Embasa, Joselito Pires, é a zona rural. Nesta quinta-feira a empresa emitiu mais um aviso de suspensão de fornecimento, o que ocorrerá nesta sexta-feira (1º). Segundo a Embasa a suspensão se dará para que sejam feitos serviços de melhoria na rede distribuidora e instalação de equipamentos.

VEJA O AVISO

Para garantir segurança operacional do sistema de abastecimento e equilíbrio no direcionamento e na distribuição de água para diversos bairros da cidade, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou, nesta semana, obras de melhorias no trecho da rede distribuidora de Vitória da Conquista localizado na extensão da Av. Presidente Vargas (saída para Barra do Choça). Com investimentos de R$ 254 mil, o serviço conta com a substituição de 300 metros de tubulação de grande dimensão (500 milímetros) e a instalação de um equipamento (válvula) de controle de vazão da água tratada que chega à cidade.

Segundo o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, a medida possibilitará desmembramento interno do sistema distribuidor de água. ‘Essas mudanças e a implantação do equipamento permitirão que, em ocorrências emergenciais ou na realização de interrupções programadas para uma determinada área da cidade, apenas a região na qual o serviço imprescindível esteja sendo realizado, seja afetada’, explica.

Para que os técnicos possam instalar o equipamento na principal tubulação distribuidora, o fornecimento de água será temporariamente interrompido das 17h00 às 21h00 desta sexta (1º). O abastecimento será retomado após a conclusão dos trabalhos e o fornecimento de água será restabelecido ao longo da noite nas áreas eventualmente afetadas. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção, mas é recomendável que a população utilize criteriosamente a água armazenada.

Comente