Polícia comemora queda da violência em Conquista. Foram cinco assassinatos em janeiro, 50% menos que em 2018 e redução de 36% em seis meses

Em nota enviada à imprensa, a Delegacia de Homicídios da 10ª Coordenação Regional de Polícia, sediada em Vitória da Conquista, comemora a redução na quantidade de crimes violentos letais intencionais (CVLI) registrada no mês de janeiro deste ano. Foram cinco assassinatos contra 10 ocorridos no ano passado, segundo as estatísticas oficiais divulgadas no portal da Secretaria de Segurança Pública (veja aqui).

De acordo com a nota, “essa importante diminuição de deve ao trabalho incansável da PC nas prisões e indiciamentos de autores de homicídios e na internação de inúmeros menores infratores autores de homicídios nesta cidade. Frisamos também o importante apoio da PM na intensificação do policiamento ostensivo, função primordial desta instituição e teve fundamental participação nesta redução, sem se esquecer do apoio irrestrito do Judiciário e do Ministério Público nas apreciações das prisões requisitadas”.

Com cinco assassinatos, janeiro e iguala a agosto do ano passado. Os dois foram os meses com menor quantidade de CVLI nos últimos anos. Comparativamente, a queda de janeiro de 2018 para este ano é de 50% e de 37,5% comparando com dezembro. De acordo com os dados constantes no portal da SSP, em 2014 foram 13, 2015 foram 8, 2016 subiu para 22 no mês, em 2017 caiu para 8 e no ano passado foram 10.

Considerando os últimos seis meses, desde agosto de 2018, Vitória da Conquista chega a 59 assassinatos computados pela estatística da polícia. Isso significa uma redução de 35,86% em relação ao mesmo período anterior (agosto/2017 a janeiro/2018), quando ocorreram 92 crimes violentos letais intencionais no município. O comandante da Caesg, Major Edson Ramos Mascarenhas, creditou o resultado “ao trabalho incansável de todas as tropas que compõem o Comando de Policiamento Regional Sudoeste, à sociedade e aos comandantes destas tropas. Desde o Coronel PM Ivanildo ao menos antigo Polícia Militar, todos merecem o resultado pelo junção de esforços que fazem.”

Tanto a Polícia Militar como a Civil asseguram que as ações pontuais de combate à criminalidade e as investigações continuarão sendo ampliadas para continuar reduzindo os índices da violência em Vitória da Conquista e região. O município ainda tem uma das mais altas de homicídios do Brasil, com mais cerca de 50 assassinatos por 100 mil habitantes.

QUANTIDADE DE ASSASSINATOS EM CONQUISTA:

2014 – 13 | 2015 – 8 | 2016 -22 | 2017 – 8 | 2018 – 10 | 2019 – 5

LEIA TAMBÉM:
Depois do registro de 172 assassinatos em 2018, primeira semana de 2019 sinaliza um ano menos violento em Conquista.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 thought on “Polícia comemora queda da violência em Conquista. Foram cinco assassinatos em janeiro, 50% menos que em 2018 e redução de 36% em seis meses

Comente