Pôr do sol tem todo dia. Com a PM no Cristo, tem amanhã de novo

O sol nasce para todos e, agora, em Conquista se põe também para todos. Vitória da Conquista é uma cidade privilegiada. Graças à sua altitude tem um dos pôres do sol mais bonitos. Há muitos anos, o ex-prefeito José Pedral Sampaio perguntou a este jornalista: “Sabe por que o pôr do sol de Conquista é tão bonito?” e logo ele mesmo respondeu: “É porque, por causa da altitude, o nosso ar é mais rarefeito e isso provoca uma curvatura maior da luz solar e o vermelho fica mais tempo no horizonte”. Esta é uma explicação científica para a beleza do nosso pôr do sol, a outra é sentimental.

Para falar a verdade dá para ver o sol se pondo de, praticamente, qualquer lugar da cidade. Da janela de casa, da rua, da estrada… Mas, da Serra do Periperi, onde está erguido a estátua do Cristo Crucificado, há muitas vantagens. A vista da cidade é sensacional, traz aquela boa sensação de morar em um lugar grande e bonito.  Há sempre um ângulo novo para olhar e fotografar o Cristo, com seus 33 metros de altura. Haverá, no domingo, comida, bebida, música, muita gente, a estrutura organizada pela prefeitura e segurança. E haverá outro pôr do sol, talvez mais bonito que o do domingo passado, deixando aquela sensação de transição de uma etapa à outra. E tudo com uma temperatura friazinha chegando com o anoitecer, que é a cara de Conquista.

A Polícia Militar já estará no alto da serra às 16 horas. É a hora boa para chegar e não precisar pegar a fila de carros que pode se repetir, já que foi um sucesso domingo passado e vale a pena repetir. Segundo os institutos de meteorologia, o sol já terá se posto às 18h20, mas quem for para o projeto PM no Pôr do Sol pode ficar até um pouco mais tarde. A programação vai até as 20 horas.

Comente