Anúncios
Clima Tempo

Tempo em Conquista: segunda de calor, meio de semana ainda mais quente e alívio com chuva a partir de sexta

A previsão do tempo feita pelos institutos consultados pelo BLOG mostra que o calor continua – e não poderia ser diferente, afinal é verão, mesmo sendo Vitória da Conquista -, com a temperatura caindo apenas tarde da noite, ainda assim sem fazer frio. Mas deve esquentar mesmo na quarta-feira (13) em diante, até que a chuva venha aliviar, de sexta-feira em diante. Hoje, a maior temperatura deve ser 32 graus, com mínima de 15 graus, segundo o Cptec.

Veja mais detalhes:

A segunda-feira amanheceu quente, como era previsto e a máxima poderá chegar a 32 graus, com a chamada sensação de calor beirando os 34. Tarde da noite deve registrar mínima de 16 graus. As previsões variam de instituto a instituto. O BLOG consulta cinco toda vez que publica matéria sobre clima e temperatura, mas a variação entre eles não é muito grande.

Um dos sites de previsão de tempo dos mais consultados é o Climatempo, que fornece dados para vários programas de TV e rádio no Brasil, que prevê máxima de 30 graus e mínima de 18. O Cptec/Inpe, anota 32º. Este último é o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e tem muita credibilidade. O Cptec prevê uma segunda mais quente, mas também a menor mínima: 15 graus.

Já os americanos Accuweather, considerado uma das mais fontes mais seguras sobre clima no mundo, e Weather Channel, pertencente à IBM e um dos mais requisitados em assuntos climáticos, prevêem máxima de 30° e mínima de 18° (AW) e máxima de 31° e mínima de 17° (TWC). O BLOG quase sempre aposta nas informações que visualiza no Foreca, um gadget/aplicativo do Windows. Segundo o Foreca, esta segunda-feira terá máxima de 30°, mínima de 18° e, assim, como Climatempo, não considera chuva. Os demais prevêem uma quase insignificante possibilidade de chuva.

Para amanhã, o Climatempo diz que fica tudo igual: mesma temperatura de hoje e nenhuma chuva. Os dois institutos americanos fazem previsão de aumento de temperatura, o TWC aponta 31 graus de máxima e o Accu 32. Mínima variando entre 17 e 18 graus. Pelo Cptec: 30° e 15°. O Foreca crava também 31 graus, a mais alta, e um alívio maior tarde da noite: 16 graus.

O calor deve aumentar mesmo a partir de quarta-feira. A máxima pode chegar a 32 graus segundo o Foreca, 31 de acordo como Climatempo; 31 segundo o Cptec; 33 graus pela previsão do Weather Channel e 34 pela do Accuweather. Mínimas, respectivamente, 19°, 16°, 15°, 18º e 19°.

CHUVA SEXTA-FEIRA

Na quinta, as máximas permanecem nas mesmas faixas. Na sexta é que começam a mudar, por conta de chuvas. Para o Climatempo, já terá pancada de chuva na quinta, com um máximo de 5mm. Mas, na sexta, o volume de água deve subir para 20mm, com chuvas rápidas em vários momentos do dia e da noite. O TWC indica tempestades de sexta-feira (15) até quarta-feira (20). Também chove no mesmo período de acordo com o Accu, o Cptec e o Foreca. As temperaturas continuarão oscilando entre 30 e 31 graus, mas do sábado para segunda-feira (18), o calor deve diminuir.

SENSAÇÃO TÉRMICA

A sensação térmica máxima para esta segunda-feira foi calculada em até 33 graus. No dia a dia, depende de vários fatores. Existe uma fórmula de calcular, não é apenas a nossa própria sensação. É a combinação da velocidade do vento e da temperatura do ar que vemos nos termômetros, mais a umidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos. Para quem gosta de meteorologia, matemática, física, etc., vai aí a fórmula de cálculo para a sensação térmica.

Onde T é a temperatura em graus Celsius e v é a velocidade do vento em quilômetros por hora.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Tempo em Conquista: segunda de calor, meio de semana ainda mais quente e alívio com chuva a partir de sexta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: