Anúncios
Administração Pública Poder Legislativo Política

Câmara de Vereadores vota 44 indicações de obras e serviços na cidade e no interior de Conquista

Proposições dos vereadores mostram as enormes deficiências do serviço público no município. São problemas históricos, continuados, reivindicações desprezadas pelo poder público por anos e anos. Nem todas as indicações são atendidas e os problemas resolvidos, mas representam um canal de reivindicação da comunidade e um caminho para solucionar demandas que nem sempre a prefeitura – ou órgãos estaduais – toma conhecimento ou prioriza.

Uma das atribuições dos vereadores, além de apresentar projetos, votar medidas encaminhadas pelo prefeito, fiscalizar a administração e aprovar o orçamento municipal, é indicar obras e serviços que podem ser realizados pela prefeitura – e mesmo pelos governos estadual e federal. Essas indicações são feitas baseadas nas demandas apresentadas pelos moradores do município, que apontam os problemas e as necessidades de cada localidade. As proposições variam de obras, serviços e até medidas burocráticas, sempre dirigidas ao Chefe do Executivo e aos secretários de cada área.

Com as indicações os vereadores prestam um serviço triplo, ao fiscalizarem os problemas e apontarem a solução; ao oferecerem à prefeitura sugestões de ações para demandas das quais nem sempre o prefeito e os técnicos tomaram conhecimento; e atendem ao clamor popular, dando sentido à representação do mandato conferido pelos eleitores. Na sessão desta quarta-feira (13), sob a presidência do vereador Luciano Gomes (PR), a Câmara votou e aprovou 44 indicações, apresentadas, desta vez, por 12 dos 21 vereadores.

As indicações vão de limpeza em bairros que sofrem com a irregularidade desse serviço, como o Nova Cidade, conforme proposição de Rodrigo Moreira (PP), a reforma de postos de saúde, como requerem Cícero Custódio (PSL) para a unidade do povoado de Oiteiro, no distrito de Pradoso, e Adinilson Pereira (PSB), que aponta para a necessidade de a Secretaria de Saúde fazer manutenção geral, visando a melhoria da qualidade do atendimento no Posto da Lagoa das Flores, que está precisando até de cadeiras e bancos para a comunidade que o procura.

A iluminação pública, que está deficiente na cidade e na zona rural, e foi objeto de solicitação do vereador Pastor Sidney Oliveira (PRB) – para a Rua Sete de Setembro, no centro – e do líder da bancada de situação Luís Carlos Dudé (PTB) – para a rua Planalto, bairro Kadija -, sempre aparece nas indicações, como a pintura de faixas de pedestres, tema de proposição do vereador Jorge Bezerra (MDB), líder do prefeito, e do vereador Álvaro Pithon (DEM), que ainda pede a pavimentação asfáltica na Rua Odilon Correia, bairro Alto Maron. Dudé também pede asfalto para várias ruas e redutor de velocidade na rua Humberto de Campos, no Jurema.

A segurança pública aparece nas reivindicações do vereador Davi Salomão (PRTB), que indica ao comandante da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Edmário José Britto Araújo, o aumento do patrulhamento e instalação de posto policial na região do bairro Lateamento, Cidade Serrinha e Bairro Bateias. Salomão também pede asfalto, para a rua Oscar Freire, bairro Iracema.

Já o vereador Ademilton Palmeira, o Dênis do Gás (PSC), encaminha sua indicação à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), por um estudo de viabilidade para redução da taxa de esgoto residencial em Vitória da Conquista, que atualmente corresponde a 80% sobre o valor referente ao consumo de água. Ele também pede ao prefeito Herzem Gusmão a criação de uma subprefeitura no Bairro Urbis VI.

Para Gilmar Ferraz (MDB), é necessário fazer a roçagem das estradas que ligam as comunidades de: São João da Vitória ao Anteiro/Anteiro/ Areiada/Areiada/BR 116/BR 116/ Areiada/São João da Vitória, fazer a imediata limpeza e pintura no posto de Saúde de São João da Vitória e construir urgente uma sala de espera no do Povoado de Poço Verde, conforme emenda parlamentar já aprovada no orçamento municipal 2017/2018. Outro vereador com bastante foco na zona rural, é Edjaime Rosa, o Bibia. Ele propôs, por exemplo, o patrolamento e encascalhamento dos ramais das estradas do povoado Francisco da Chagas, mas também solicitou pavimentações asfálticas em ruas dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Bruno Bacelar e Nenzinha Santos.

A grande maioria das indicações não é atendida pela prefeitura, a explicação mais comum é de falta de tempo, equipamentos e, claro, verba, mesmo assim, os vereadores continuam a encaminhá-las porque não há outra forma de contemplar as reivindicações dos moradores que pedem obras na sede e no interior do município. A cada sessão são dezenas de proposições como estas. Todos os vereadores têm o mesmo cuidado. Dos 12 que apresentaram indicações na sessão desta quarta-feira, dez levaram quatro, Davi Salomão levou três e o vereador Coriolano Moraes (PT) apenas uma.

Alguns assuntos saem da alçada municipal, da relação legislativo e executivo, e foi o que aconteceu com a indicação do vereador Coriolano Moraes, que solicita ao delegado Cléber Rocha Andrade, coordenador da Polícia Civil de Vitória da Conquista, informações sobre o andamento do inquérito relativo aos ataques aos ônibus de transporte público. Coriolano é conhecido por sua ênfase em defesa do transporte coletivo e da Viação Cidade Verde.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Câmara de Vereadores vota 44 indicações de obras e serviços na cidade e no interior de Conquista

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: