Anúncios
Cidade Clima Tempo

Conquista tem o dia mais quente do ano e espera confirmação de chuva a partir desta quinta

De acordo com os institutos de meteorologia acessados pelo BLOG por meio da internet, a temperatura em Vitória da Conquista chegou nesta quarta-feira (13), a 33 graus. Alguns termômetros marcaram 34º. O aplicativo de clima e tempo dos aparelhos de celular Samsung, que fornece dados do AccuWeather, registrou em 33º a temperatura mais alta na maior parte da tarde, entre 13 e 17 horas. Às 16h37, Vitória da Conquista estava mais quente que Salvador. Sabe-se que a capital, localizada no litoral, é uma cidade muito mais quente do que Conquista.

Nesta quinta-feira o calor cede um pouco e deve começar a chover à tarde, segundo Climatempo, The Weather Channel, AccuWeather e Cptec/Inpe, que difere dos demais apenas quanto à quentura do dia e prevê 33 graus. A previsão é de pouca chuva, não passando de 10mm, mas, na sexta-feira o volume de água aumenta. Deve chover todos os dias, por uma semana, de acordo com os institutos. Mesmo que seja pouca, a água que cair deve refrescar os dias, que estão com calor insuportável. Mas, se a previsão do Cptec estiver correta o calor que fez nesta quarta-feira será “fichinha” comparando com o que fará no domingo (17), quando a temperatura pode chegar a 35 graus.

CURIOSIDADES

O aplicativo Foreca (disponível para Windows) mostra que a quarta-feira não foi provavelmente o dia mais quente apenas deste ano, foi o 13 de fevereiro mais quente em, pelo menos, 24 anos. A temperatura mais alta registrada nesse período, na mesma data, foi em 2006, quando chegou a 31 graus. A mínima deste dia, naquele ano, foi 15 graus.

Já o dia 14 de fevereiro mais quente ocorreu em 1995, com 32 graus. A mínima ficou em 16. Era um tempo que Conquista era mais fria. Nos últimos 30 anos choveu 19 de 30 vezes no dia. O maior volume de chuva registrado foi 28,2mm. A média é de 3,8mm. Não se espera que chova mais que isso nesta quinta.

 

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Conquista tem o dia mais quente do ano e espera confirmação de chuva a partir desta quinta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: