Anúncios
Administração Pública Educação

Vereador requer convocação de secretário da Educação para explicar filas em creches de Vitória da Conquista

Durante todo este mês de fevereiro – e até dias antes – a imprensa de Vitória da Conquista vem mostrando as grandes filas que se formaram nas calçadas das escolas e creches municipais em busca de vagas. As pessoas chegam a ficar dias seguidos guardando lugar e esperando a hora que as matrículas serão abertas. Diversos blogs e até a TV Sudoeste já mostraram mulheres grávidas que dormem na porta das creches e escolas.

O portal da prefeitura, que publica as informações oficiais da administração, não traz nenhum posicionamento do governo sobre o delicado assunto, mas o Blog da Resenha Geral, que tem a exclusividade da agenda e declarações do prefeito Herzem Gusmão, divulgou que o mesmo afirmou ter aberto 960 novas vagas em creches em dois anos e que serão mais 500 até junho. Mesmo assim, nunca houve registro de que o problema da falta de vagas em creches tenha chegado a esse ponto. Parte da imprensa e vereadores diz que a prefeitura fechou algumas creches e que há outras prontas que não foram inauguradas, com prejuízo para a população.

É sobre isso que o secretário Esmeraldino Correia deve falar se o plenário da Câmara Municipal aprovar requerimento apresentado pelo vereador Cícero Custódio (PSL) convocando o titular da Secretaria da Educação. Pelo requerimento nº 9 de 2019, Cícero Custódio, baseado no artigo 16, XVIII, da Lei Orgânica Municipal, quer que Esmeraldino preste esclarecimentos sobre os motivos que levaram a população da periferia de Vitória da Conquista a ter que passar noites nas portas das creches e escolas municipais para realizar matrículas ou assegurar uma vaga para seus filhos.

Em tempos de transparência e busca de aproximação com a população na Câmara de Vereadores, sob a presidência do vereador Luciano Gomes (PR), são grandes as chances do requerimento ser aprovado. Também pelo histórico do secretário Esmeraldino Correia o BLOG acredita que ele não colocará nenhuma dificuldade para falar aos vereadores sobre este tema e outros da pasta que ele assumiu no dia 31 de janeiro, há 13 dias.

Anúncios

0 comentário em “Vereador requer convocação de secretário da Educação para explicar filas em creches de Vitória da Conquista

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: