Obra da rotatória ainda não começou e inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista fica para abril ou maio

Praticamente todos os dias os blogs locais falam do assunto. A obra do aeroporto de Vitória da Conquista, uma das mais importantes para o desenvolvimento da região tem sido tema de campanhas eleitorais há muitos anos e debates acirrados, principalmente na comunidade política. Já chegou a ser tratado como “uma conversa de boteco”, como classificou a reivindicação o então vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, hoje senador. O projeto atravessou três governos federais e chega ao quarto ainda sem definição de quando será dado por executado, apesar de estar pronto, pelo menos a estrutura do aeroporto.

Várias datas foram marcadas para a entrega da obra. A última, anunciada pelo governador Rui Costa foi 14 de março, data em que o cineasta Glauber Rocha faria 80 anos. A data foi marcada sem levar em consideração que o equipamento só poderia começar a funcionar depois que fosse feita a interligação da BR 116 à via de acesso ao aeroporto, que seria um viaduto, no projeto original. Mas, diante da dificuldade de construir o viaduto, estando o aeroporto pronto, o governo do Estado negociou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela autorização de obras e modificações em rodovias federais, a construção de uma rotatória, uma modificação provisória no traçado no trecho da BR 116 que a interligaria à estrada do aeroporto, até que o viaduto possa ser erguido.

A decisão do governo da Bahia e da ANTT gerou reações contrárias. Opositores do governador Rui Costa passaram a chamar a provável rotatória de guilhotina da morte, prevendo que a sua utilização poderá causar muitos acidentes fatais. Também aconteceram defesas da decisão. O certo é que até agora nada mudou, está valendo o anunciado: será feita a ligação provisória e a VIa Bahia, empresa que tem a concessão da BR 116 no trecho da Bahia até a divisa com Minas Gerais, fará o projeto do viaduto para construção logo que possível.

Assim, a qualquer momento deve ser iniciada a execução do projeto da rotatória, uma obra que leva de 30 a 45 dias para ser executada. Esta semana técnicos da Via Bahia realizaram levantamento topográfico da área em que será feita a modificação no trânsito da BR 116. Segundo fonte ouvida pelo BLOG, a previsão é de que as obras físicas sejam iniciadas na segunda quinzena de março, depois do aniversário de Glauber Rocha, 14, data em que Rui Costa queria abrir o aeroporto.

A expectativa é de que a inauguração do aeroporto aconteça no final de abril ou início de maio. A inauguração do equipamento, no entanto, não significa que as empresas que atualmente operam na cidade mudarão logo o tipo de aeronave utilizada nas linhas que saem de Vitória da Conquista ou que outras empresas, como as faladas Gol e Avianca (que não deu nenhum sinal de que pretende utilizar o aeroporto de Conquista), começarão a operar imediatamente. Tudo depende da procura por passagens aéreas e vantagens oferecidas pelo governo do Estado. Mesmo com capacidade para receber ate cinco empresas aéreas, no começo será um aeroporto novo e grande, com as mesmas que hoje usam o aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 thought on “Obra da rotatória ainda não começou e inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista fica para abril ou maio

  1. E se tudo correr bem, em novembro de 2020 teremos o primeiro ATR a decolar da pista do novo aeroporto, visto que essa obra está bastante acelerada

Comente