Anúncios

Fevereiro fechou com cinco assassinatos em Conquista. Em relação ao ano passado redução foi de 72,22%

O mês de fevereiro fechou com cinco crimes violentos letais intencionais (CVLI), um a mais que em janeiro. Comparando com fevereiro do ano passado, a redução de crimes contra a vida foi de 72,22%. Somados os meses de janeiro e fevereiro a redução foi de 39,28%, em relação aos dois primeiros meses de 2018.

A situação ideal é violência zero e isso todas as pessoas preocupadas com o bem-estar da sociedade defendem. Contudo, é incontestável que a violência, os ataques à pessoa e o desrespeito à vida humana tornaram-se uma infeliz rotina em todo o mundo. Por isso, o BLOG destaca quando há registro de redução nos homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, bem como de tentativas de homicídio. E 72% de redução não é mesmo pouca coisa.

O quadro abaixo mostra que a diferença nos números de mortes violentas intencionais no início do ano em Vitória da Conquista, desde 2014, colocam 2019 como um ano de esperança de que a violência continue a diminuir no município. No mês período do ano passado foram 18 assassinatos. Este ano foram cinco, uma redução de mais de 72%. Na soma dos dois meses foram 28 CVLI, ante dez ocorridos este ano, queda de quase 40%.

Na tabela acima, o número de assassinatos de janeiro de 2019 está errado. Foram seis mortes. A soma nos dois primeiros meses de 2019 é de 11 crimes violentos letais intencionais em Conquista.

O início de ano mais violento, desde 2014, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi 2016, quando ocorreram 36 assassinatos, 14 em fevereiro e assombrosos 22 em janeiro. Desde 2013, os dois primeiros sinalizam qual deverá ser a tendência da violência no ano, isso acontece há pelo menos seis anos. E desde 2008 vem se registrando em Conquista um fenômeno estatístico: nos anos ímpares o número de assassinatos decresce em relação ao anterior. A manter-se assim, 2019 será um ano mais tranquilo que 2018, quando 172 pessoas foram mortas por arma de fogo.

CLVI DESDE 2003 EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Em Vitória da Conquista, desde 2008, os crimes violentos letais intencionais aumentam nos anos pares e diminuem no ímpares.

 

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: