Anúncios

Deu certo | Povo lota primeira edição do Carnaval Conquista Cultural no shopping. Veja fotos da segunda-feira

Fora uma briga aqui, outra ali, mais uma vez o evento batizado de Carnaval Conquista Cultural terminou bem. Segundo a Polícia Militar não houve incidentes que justificassem a detenção de nenhum folião. A organização considerou que a festa foi maior e melhor que as anteriores. Segundo o produtor Dylan Júnior, o Carnaval Conquista Cultural está consolidado e a quantidade de pessoas que estiveram no estacionamento do shopping nos três dias confirma isso.

De acordo com o major Fernando Leite, comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os três dias de festa foram lotados, com destaque para o domingo (3), com mais de nove mil foliões. Para o comandante, o local contribuiu para a segurança, já que as entradas e saídas estavam bem organizadas. O major Leite também disse que a educação da população foi um dos fatores para que tudo corresse bem. “É Conquista. Esta cidade é assim, sabe participar”, disse Leite.

Major Leite no meio da banda de fanfarra, que agradeceu à PM pelo apoio

Principal atração do último dia do Carnaval Conquista Cultural , o cantor Danillo Kiribamba demonstrou empolgação no palco e depois dele, satisfeito com a presença do povo e com a forma como os foliões se divertiram. “Muito bom, muito bom, acho que essa festa veio para ficar”, comemorou Kiribamba, que também é vereador de Vitória da Conquista.

Danillo Kiribamba e o organizador da festa, Dylan Júnior

No meio da multidão, gente de todas as idades, mas uma preponderância de adolescentes e jovens de idade em torno de 25 anos. Foi o carnaval das placas com mensagens política e de paquera. Em tempos de lei contra assédio e de conscientização sobre o respeito ao outro e principalmente à mulheres, o beijo foi pedido, não mais roubado.

Também foi interessante notar a convivência dos foliões com o espaço. Dentro e fora do shopping as milhares de pessoas demonstraram respeito e cuidado. Um comerciante que pediu reserva sobre sua identidade confessou que temeu pela limpeza da área interna do shopping e por depredações na parte de fora. Segundo ele, não se viu nem uma nem outra coisa. “Os banheiros não estavam como nos dias comuns, mas isso é o que acontece numa festa dessas, mas nada foi anormal”, disse.

De fato, viam-se pessoas circulando, usando a área de alimentação, sorveterias, café, entrando e saindo dos banheiros, fazendo a transição de um lado a outro da festa por dentro do estabelecimento comercial, sem tumulto ou balbúrdia. Do lado de fora um conforto que não poderia ser oferecida nem pela Praça da Bandeira nem pelo Espaço Glauber Rocha, que foi a segunda opção para o evento deste ano: o extenso gramado e áreas abertas onde o pessoal descansava da folia.

Também não se viu ninguém fazendo xixi pelos cantos do shopping. Tampouco se esperou para juntar sujeira. Funcionários da empresa que cuida da limpeza do espaço trabalhavam no local enquanto o som troava e os foliões consolidavam o Carnaval Conquista Cultural como opção de lazer e diversão do conquistense no carnaval.

O sucesso da edição deste ano, no entanto, traz junto um temor: por quanto tempo será de graça? Porque não se pode esquecer que é um evento privado e à medida que for crescendo vai atraindo a atenção e o interesse dos produtores de festas, do shopping – como aconteceu – e vai ficando mais caro. O público de classe média que gasta em festas de camisa e shows não foi predominante, apesar do local, considerado luxuoso, mas quer se aproximar, pode pagar e exigir. O BLOG não queria dizer isso, mas a entidade que se desejava longe, precisa estar mais perto agora, para garantir o carnaval para o povo e não para os ricos – apenas. E só a prefeitura pode dar essa garantia.

Porque o povo foi. E tem que ter o direito de continuar indo.

Leo Tavares, do Buteco 512, foi e fez bonito.
Ela também foi, mas fez feio.

VEJA MAIS ALGUMAS FOTOS

(O BLOG PEDE DECULPAS PELA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO DAS FOTOS. E SE TEM ALGUMA SUA QUE VOCÊ NÃO AUTORIZA, POR FAVOR, ENVIE UM WHATSAPP QUE NÓS TIRAREMOS IMEDIATAMENTE)

OG PEDE DESCULPAS PELA FALTA DE LEGENDAS E SE TEM UMA FOTO SUA QUE VOCÊ NÃO AUTORIZA, POR FAVOR, MANDE UM WHATSAPP QUE TIRAREMOS IMEDIATAMENTE)

 

 

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: