Anúncios

Federação Baiana de Futebol se precipita e classifica Bahia de Feira à semifinal do Baianão antecipadamente

Pelo regulamento, o time de Feira de Santana ainda pode ficar fora se perder o jogo para o Juazeirense.

A rodada deste domingo do Baianão 2019 trouxe alegria para a torcida do ECPP Vitória da Conquista, que venceu o Juazeirense, no Lomantão, por 2 a 1, assumiu a segunda posição na tabela. Os gols do Bode foram marcados por Paulinho Le Petit, no primeiro tempo, e Eduardo, no segundo tempo. Gustavo Balotelli descontou para o Juazeirense. Agora, o Vitória da Conquista só depende de si mesmo para chegar à semifinal. Ganhando do Jacobina, domingo que vem, está garantido. Em caso de empate, corre risco e se perder vira desespero, porque aí até a Jacuipense pode passar dele se vencer o Atlético.

Tristeza na rodada veio para a torcida do Bahia que empatou com o Vitória e saiu do G4.  Se não vencer o Jequié no próximo domingo estará fora da semifinal. Já o time da Cidade do Sol vai precisar ganhar para se livrar do rebaixamento. Vai ser um jogo tenso porque o Jacobina também quer se livrar da queda para a segunda divisão, vai tentar empurrando para lá o Jequié, buscando um triunfo contra o Vitória da Conquista.

O furo da rodada ficou por conta da Federação Baiana de Futebol (FBF), que postou matéria no portal oficial antecipando a classificação do Bahia de Feira. É verdade que a ida do time feirense para a semifinal está se mostrando muito provável de acontecer, mas ainda não é certa. Senão, vejamos.

O Bahia de Feira, como um time de futebol, está sujeito à situações possíveis em um jogo, inclusive perder. Vencendo, se classifica em primeiro. Empatando se garante na semifinal. Mas, se perder fica com os 15 pontos que alcançou hoje e ainda poderá ver a classificação fugir. Para isso não acontecer, tem que rezar para que pelo menos um dos quatro times com 12 e 13 pontos (Bahia, Vitória, Atlético e Vitória da Conquista) perca seu último jogo ou o Bahia não passe do empate.

Se o Bahia vencer o Jequié vai para 15 pontos, os mesmos do Bahia de Feira, ambos com quatro vitórias (caso o Bahia de Feira perca, repetindo). Só que os primeiros critérios de desempate são número de vitórias e saldo de gols e o Bahia leva vantagem neste quesito, com oito gols – e isso é suficiente para passar à frente do Bahia de Feira, que tem seis gols de saldo.

Se o Atlético também vencer, vai a 16 e isso basta para passar o time de Feira se ele perder. O Atlético pode passar o Bahia de Feira mesmo que este empate com o Juazeirense, desde que o time de Alagoinhas vença por diferença igual ou maior que três gols.

No caso do Vitória da Conquista, na hipótese de triunfo do Juazeirense, o Bode passará do Bahia de Feira, bastando vencer o Jacobina por qualquer placar. Se for empate em Juazeiro, o Vitória da Conquista passa à frente do Bahia de Feira pelo número de vitórias. Ficariam cinco contra quatro.

Situação parecida se dá na comparação for com o Vitória. O Leão também vai a 16 se ganhar do Fluminense. Se o Bahia de Feira perder, o Leão passa automaticamente do representante de Feira. Se o Bahia de Feira empatar, os dois se igualam em pontos e em número de vitórias. Os critérios de desempate seguintes condicionam vantagem do Vitória se ele vencer o Flu por mais de dois gols de diferença.

Traduzindo: se o Bahia de Feira perder não vai à semifinal desde que os quatro times que também querem se classificar vençam seu jogos. E isso é muito provável de acontecer, porque o assunto é futebol. Simples assim.

A não ser que a FBF esteja prevendo WO no jogo de Juazeiro, ou tenha mudado o regulamento ontem.


NOTA DO EDITOR: A REDAÇÃO DESTA MATÉRIA CONSUMIU MAIS DE UMA HORA, PORQUE FIZEMOS E REFIZEMOS AS CONTAS MAIS DE UMA DÚZIA DE VEZES. MAS, O ERRO É POSSÍVEL. ESPERAMOS NÃO TER QUE NOS DESMENTIR.


FOTO: GIORLANDO LIMA. FOTO DESTAQUE: REPRODUÇÃO DA INTERNET.

Anúncios

2 thoughts on “Federação Baiana de Futebol se precipita e classifica Bahia de Feira à semifinal do Baianão antecipadamente

  1. “Se for empate em Juazeiro, o Vitória da Conquista teria que golear o Jegue da Chapada para ficar à frente do Bahia de Feira”
    Você também se equivocou aqui, rs
    Se o Vitória da Conquista vencer e o Bahia de Feira empatar o bode ultrapassa o time feirense pelo número de Vitórias

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: