Anúncios

Saúde Pública | UESB amplia atendimentos e exames de cardiologia em Vitória da Conquista

Nem todo mundo sabe, mas dentro do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Vitória da Conquista existe o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), com várias especialidades médicas atendidas por núcleos. Um deles, o Núcleo de Cardiologia da Uesb, fundado em 2017, ampliou sua oferta de serviços neste ano. Desde janeiro deste ano, exames cardiológicos mais específicos, como o ecocardiograma e o teste ergométrico, passaram a ser disponibilizados.

Os atendimentos são divididos entre os pacientes do Centro Universitário e aqueles do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelos postos de saúde ou pelo Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Segundo a coordenadora do Ceuas, Paty Luz, esses pacientes encaminhados também podem fazer uma consulta a um médico especializado.

“Desde o período que iniciou a oferta desses serviços, a Uesb projetou-se na sociedade como um todo, pois é um atendimento qualificado, diferenciado e direcionado para o setor único”, avaliou Luz ao reforçar a importância de um atendimento gratuito e de qualidade para a comunidade de Vitória da Conquista.

O médico cardiologista João Roberto Andrade, que atende na unidade com a realização de exames como o teste ergométrico, pontuou a relevância social que um atendimento como esse possui, visto que muitos pacientes que são atendidos no SUS não têm condição financeira para realizá-lo na rede privada. “Existe uma certa carência deste tipo de exame na rede pública e o grande objetivo é trazê-lo para esses pacientes que necessitam desses exames com qualidade”, salientou o cardiologista.

A paciente Jeane Trindade, que recebeu a informação do atendimento pelo posto de saúde, também reforçou o valor desse tipo de serviço. “Acho muito importante, pois quem não tem condição de pagar um plano de saúde pode recorrer a esse serviço gratuito aqui na Uesb”, comentou a paciente.

Os atendimentos são realizados toda quarta-feira, pela manhã e pela tarde, e contam com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do projeto “Healthrise”.


COM TEXTO E FOTOS DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA UESB

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: