Anúncios

Foco na saúde | Câmara de Vereadores de Conquista verifica condições de funcionamento de serviços públicos

Esta semana, o presidente Luciano Gomes (PR), acompanhado de outros vereadores, e a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista fizeram visitas a vários equipamentos que prestam serviços de saúde à população, com o fim de verificar seu funcionamento, ouvir demandas dos dirigentes e prever ações voltadas para a melhoria do setor.

Como parte do cronograma de ações para 2019, na segunda-feira (25), a Comissão de Saúde esteve em quatro órgãos municipais: Farmácia da Família, Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) e Central de Marcação de Consultas. Segundo a presidente da comissão, vereadora Márcia Viviane Sampaio (PT), o objetivo das visitas é monitorar os serviços de saúde ofertados pelo município. Ela explicou que a Comissão recebe denúncias, críticas e queixas dos usuários e que essas demandas repassadas pela população são verificadas também por meio das visitas.

Márcia Viviane e Cícero Custódio inspecionam estoque da Farmácia da Família

Entre os locais vistoriados, a obra de ampliação do Cemerf. De acordo a coordenação do órgão, que já está com 67% da obra prontos, por problemas da empresa responsável, a construção foi paralisada e uma nova licitação será feita. Outro órgão também em obras é a Central de Marcação de Consultas. De acordo a funcionária que recebe a Comissão, a Prefeitura pretende fazer ajustes na estrutura física administrativa do prédio.

Fazem parte da Comissão de Saúde a vereadora Viviane Sampaio, presidente, e os vereadores Cícero Custódio (PSL) e Adinilson Pereira (PSB).

HGVC E ESAÚ MATOS

No mesmo dia 25 uma comitiva liderada pelo presidente da Casa esteve no Hospital Geral de Vitória da Conquista para ver de perto novas instalações e as obras de ampliação da unidade. Além de Luciano Gomes, os vereadores Jorge Bezerra (SD), Fernando Jacaré (PT), Lúcia Rocha (DEM), Adinilson Pereira, Dênis do Gás (PSC), Valdemir Dias (PT), e a presidente da Comissão de Saúde.

A visita foi guiada pelo diretor do hospital, Dr. Geovanni Moreno Júnior, que apresentou aos parlamentares as melhorias realizadas na estrutura da unidade e o planejamento para os próximos meses. Segundo Luciano Gomes, os parlamentares continuarão visitando unidades de saúde no município para vistoriar os trabalhos realizados nos locais e cobrar melhorias das autoridades competentes

Na terça-feira (26), ele visitou o Hospital Esaú Matos para conhecer alterações na estrutura, serviços e os projetos de melhorias no espaço. Estavam com Luciano Gomes Valdemir Dias e Denis do Gás. A comitiva visitou diversos setores do equipamento e pôde esclarecer dúvidas com o diretor-geral da Fundação Pública de Saúde, Felipe Oliveira Bittencourt. A fundação é a entidade responsável pela administração do hospital.

Bittencourt informou que o Esaú Matos vem passando por um processo de revitalização que envolve reformas, melhorias na gestão e implementação de novas ações como a capacitação de doulas, mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Ele explicou que o número de UTI neonatal foi ampliado de seis para 10 leitos intensivos e o hospital ainda recebeu uma ambulância, adquirida pela gestão municipal com recursos próprios.

O diretor explicou que o Esaú necessita de recursos e mais equipamentos como uma nova e maior ambulância com capacidade para transportar uma incubadora de transporte. O veículo servirá para deslocamento de bebês internados na unidade que precisam passar por exames em outros locais.

O presidente da Câmara explicou que as visitas a equipamentos públicos são uma forma de acompanhar de perto a qualidade dos serviços disponíveis para a população. “É uma forma de fiscalizar, ver o que está acontecendo e também dar uma resposta à sociedade sobre os serviços que são prestados”, afirma Luciano.


COM INFORMAÇÕES E FOTOS DA ASCOM/CMVC.

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: