Anúncios

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores desafia prefeito a comprovar melhorias

Nas entrevistas que deu em Salvador, anteontem e ontem (28), o prefeito Herzem Gusmão afirmou que na sua gestão a saúde teve avanços, como aumentos de equipes de Saúde da Família, postos de saúde e redução na fila de espera por exames. O BLOG procurou duas autoridades no assunto saúde pública em Vitória da Conquista para avaliar as informações passadas pelo prefeito, a ex-secretária de Saúde Márcia Viviane Sampaio (PT), atualmente vereadora e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Monalisa Barros. Às duas, o BLOG fez a mesma pergunta: Estes dados procedem? Aqui você lê o que disse Monalisa.

A vereadora Márcia Viviane respondeu que solicitou a relação dos 20 postos reformados, que ela desconhece quais sejam. Em relação ao aumento da quantidade de equipes de saúde da família ela disse que sabe apenas de uma. “Que eu tenho conhecimento ele só implantou uma em Inhobim e tem propostas para outras localidades, mas, se implantou eu desconheço”. Quanto à redução da fila de marcação de consulta e exames, que teria sido promovida na atual gestão, segundo Herzem, Márcia Viviane disse que desafia o prefeito a provar.

Na sessão desta sexta-feira (29) a vereadora avaliou como “estelionato eleitoral” a ida do prefeito a emissoras da capital para pedir a oportunidade de se reeleger por mais quatro anos sem fazer nada no atual mandato. Márcia Viviane comentou que Herzem disse em entrevista que as equipes de saúde da família cobriam pouco mais de 40% do município ao final da última gestão e que implantou outras cinco equipes, aumentando a cobertura para 47%. Mas, segundo ela, no site do Ministério da Saúde não constam cinco novas equipes, mas quatro, tendo 48 equipes de saúde da família em Conquista.

A Líder da Oposição também questionou o prefeito por afirmar em Salvador que sua gestão reduziu em 60% o número de consultas na Central de Marcação. Márcia Viviane, então, lançou da tribuna o desafio para que o prefeito prove que realmente ocorreu a redução e lembrou que a atual gestão não contratou nenhum profissional para a policlínica municipal. Ela ainda contestou os números apresentados de atendimentos no Cemae, que o prefeito vem chamando de policlínica municipal. De acordo com a vereadora os 111 mil atendimentos mencionado por Herzem não se referem apenas à população de Vitória da Conquista, mas também de outros 75 municípios da região.

O QUE DISSE HERZEM

Trechos destacados das entrevistas concedidas pelo prefeito a jornalistas de Salvador, postados pelo próprio Herzem Gusmão em sua página de Facebook.

Ao Balanço Geral Manhã, TV Itapoan. Apresentador: Raimundo Varela

Estamos em Salvador para uma sequência de entrevistas em que vamos mostrar o quanto Conquista se desenvolveu nos últimos dois anos. A primeira entrevista do dia foi para o programa Balanço Geral comandado por Raimundo Varela, na Rede Record Bahia/ TV Itapoan. Lembrei a Varela que nossa cidade é reconhecida como a mais transparente do Nordeste e a quarta mais transparente do Brasil, segundo dados da Escala Brasil Transparente (EBT). Falei ainda sobre como Conquista é referência em combate a dengue: tivemos apenas 25 casos notificados e nenhum – repito, nenhum – caso confirmado em 2019. E muitas melhorias ainda vêm por aí: só neste ano, já temos 100 milhões programados para investir em nossa Jóia do Sertão Baiano. Será um ano de muitas bênçãos para todos nós.

Jornal da Bahia no Ar, Rádio Metrópole FM. Apresentador: Mário Kertész

Hoje tive o prazer de conversar com meu amigo do Rádio, Mário Kertész, para falar do importante trabalho que estamos realizando em Vitória da Conquista. Falei sobre as variadas vocações de nossa cidade: a prestação de serviços, o polo universitário e a Saúde. Lembrei que nossa gestão tem mantido as contas no azul e os salários estão em dia, concedendo, até, um 14º salário aos profissionais de escolas que bateram a meta do Ideb.

Este é um dos muitos passos que estamos tomando para fazer uma revolução na educação. Há pouco tempo, somente 6% dos nossos alunos conseguiam compreender o que tinha lido. Hoje, já são 23%, desde que implantamos a metodologia do Educar Pra Valer (Sobral). É um avanço extraordinário para nossas crianças e adolescentes da rede municipal.

Balanço Geral na Rádio Sociedade. Apresentador: Raimundo Varela

O compromisso da manhã desta quinta-feira foi na histórica Rádio Sociedade da Bahia. Nos microfones do programa do meu amigo Raimundo Varela destaquei nosso empenho em melhorar a Saúde de Vitória da Conquista, onde encontramos uma cobertura na Atenção Básica com pouco mais de 40%. De imediato, implantamos 4 novas Equipes de Saúde da Família – um investimento mensal de R$ 600 mil – e reformamos mais de 20 postos de saúde.

A fila na regulação de exames era outra vergonha: a espera chegava a 5 anos. Com muito esforço, reduzimos em 60% a espera, mas o objetivo é chegar a 90% dos exames agendados. Nesse sentido, a Policlínica Municipal tem um papel importante. Em dois anos, agendamos mais de 111 mil exames.

Se Liga Bocão, Rádio Sociedade. Apresentador: José Eduardo (Bocão)

O programa “Se Liga, Bocão”, da Rádio Itapoan, é um dos grandes líderes de audiência da Bahia. Tive o prazer de ser entrevistado por Zé Eduardo e equipe para falar sobre como Conquista tem se desenvolvido e se tornado referência em diversas áreas, como, por exemplo, no equilíbrio fiscal, financeiro, de transparência e, mais recentemente, no combate à dengue. No ano de 2016, até o mês de março já haviam sido confirmados mais de mil casos de dengue na cidade. Neste ano, não temos nenhum caso confirmado e apenas 25 casos notificados. Os dados comprovam: estamos nos empenhando de verdade para construir uma cidade melhor.

Programa Brasil Urgente, TV Bandeirantes. Apresentador: Uziel Bueno

Herzem não transcreveu nenhum trecho da entrevista a Uziel, optou por postar um vídeo. Colocou a culpa pela críticas que vem recebendo a petistas infelizes, principalmente por causa da eleição de Jair Bolsonaro. Atribuiu à má gestão da Emurc a dificuldade para começar as obras, que teriam ficado mais caras depois de anos sem ter sido realizadas. Veja o vídeo.


FOTO DESTAQUE: VEREADORA MÁRCIA VIVIANE SAMPAIO (ARQUIVO PESSOAL)

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: