Anúncios
Mídia Sociedade

TV Sudoeste completa hoje 29 anos contribuindo com o desenvolvimento de Vitória da Conquista e região

Na noite do dia 31 de março de 1990, um sábado, o ex-ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães inaugurava a TV Sudoeste. No dia seguinte, 1º de abril, a TV entrou no ar, com um programa especial sobre a região, produzido pela primeira equipe da emissora, com coordenação dos jornalistas Carlos Ribas, da TV Bahia, e Raul Bastos, do Projeto de Desenvolvimento do Telejornalismo das Afiliadas (Prodetaf) da Rede Globo. Com excelente trilha sonora de Nagib Barroso, o programa trazia reportagens especiais sobre a economia, cultura e sociedade regionais, com a apresentação de Luís Quadros e reportagens de Plauto Azevedo, Sara de Castro e Marcísio Bahia, com textos de Giorlando Lima, Moysés Maltta e Marcondes Campos.

Primeira fachada da sede da TV Sudoeste, na Rua dos Fonsecas

Naquele mesmo domingo, Vitória da Conquista ganhou a tela da Rede Globo com o famoso quadro Caminhão do Faustão, realizado na cidade e exibido nacionalmente.

Na segunda-feira, 2 de abril, entrou no ar, pela primeira vez, o bloco local do BATV, com apenas três minutos, à noite, colado no Jornal Nacional. Foi o grande batismo do jornalismo local. Tempos depois, a emissora passou a produzir também um bloco do BATV 1ª Edição, hoje, Bahia Meio-Dia. A TV Sudoeste já teve um programa próprio, o Somos Nós, uma espécie de revista eletrônica importada da TV Santa Cruz (Itabuna), mas a Rede Bahia optou por acabar com o programa e exibir outros produzidos na capital.

Desde então, se passaram 29 anos, tempo em que a TV Sudoeste se modificou, do prédio à tecnologia utilizada. Várias equipes passaram pelos diversos setores, especialmente pelo departamento de jornalismo, razão de ser da emissora, do ponto de vista da sociedade. E neste tempo, com eventuais e normais falhas aqui e ali, a TV Sudoeste cumprindo o seu papel e o BATV é o programa jornalístico de maior audiência na região e do estado, tendo a emissora sendo premiada por ter a maior audiência do Brasil entre as afiliadas da Rede Globo.

Marcos Ferreira nos tempos da Sudoeste

O ex-diretor da emissora, Marcos Antônio de Miranda Ferreira, atual secretário-chefe do Gabinete Civil da prefeitura de Conquista, lembra que quando ele chegou o aniversário da TV Sudoeste era comemorado no dia 1º de abril, por ter sido o dia que a emissora entrou no ar. “Quando assumi, em janeiro de 1992, uma das providências foi antecipar estas comemorações para o dia 31 de março, porque eu entendia que não ficava bem associar a um veículo que tem o dever de falar a verdade um dia dedicado a brincadeiras, enganações e mentiras”, explica Marcos Ferreira, complementando que a TV Sudoeste merece parabéns pela sua trajetória de contribuição para Vitória da Conquista e região Sudoeste.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

2 comentários em “TV Sudoeste completa hoje 29 anos contribuindo com o desenvolvimento de Vitória da Conquista e região

  1. Tiago de Oliveira Cardoso

    Tenho o prazer de ler esse e blog e perceber que ainda se produz grande jornalismo em Vitória da Conquista.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: