Policlínica Regional | Assembleia do Consórcio Interfederativo oficializará no dia 17 a adesão de Vitória da Conquista

O presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Vitória da Conquista e Itapetinga (Cisvita), José Henrique Silva Tigre, o Quinho, prefeito de Belo Campo, convocou para o próximo dia 17 uma assembleia geral extraordinária para aprovar do pedido de adesão ao consórcio, apresentado pelo prefeito Herzem Gusmão em nome do município, entre outros assuntos.

A adesão à policlínica que está sendo construída em Vitória da Conquista – um desejo da população – tem sido um dos assuntos mais polêmicos da política recente de Vitória da Conquista. Herzem anunciou inicialmente que o município faria parte, depois disse que não iria aderir, para mais uma vez, anunciar que entraria (mensagem enviada ao governador por meio das secretárias Ceres Almeida – então na Saúde – e Geanne Oliveira, de Governo) e depois desistir e dizer que era definitivo. Por fim, no início do mês passado, o prefeito anunciou publicamente a adesão.

Mesmo assim, Herzem não fez isso satisfeito. Ontem mesmo (3) o prefeito disse em entrevistas a emissoras de rádio de Conquista que, se dependesse da vontade pessoal e política dele, a adesão não seria feita, que ele só cedeu convencido por colaboradores, que visitaram três unidades das policlínicas em funcionamento e deram um parecer favorável. Herzem ainda fez um discurso cheio de reclamações contra o governador Rui Costa, contrariado porque a policlínica foi lançada em Belo Campo e o escolhido para o consórcio ter sido o prefeito daquele município. Para o prefeito de Vitória da Conquista, a policlínica poderá ser usada politicamente pelo PT para ajudar os adversários dele na eleição do ano que vem.

A assembleia da Cisvita será realizada no auditório do CEMAE, na Avenida Olívia Flores e terá como pautas, além da entrada de Conquista no consórcio da policlínica, a apresentação e aprovação do regimento interno do consórcio; apresentação e aprovação da proposta de remanejamento de verba para aquisição de imobilizado para o consórcio;  apresentação e aprovação do novo diretor assistencial da policlínica; tratativas sobre a ordem e definição das rotas e fluxos dos micro-ônibus; contemplação do cardápio de procedimentos e atendimentos da Policlínica Regional de Saúde e o que ocorrer.

Segundo o presidente do Consórcio, José Henrique Tigre, estão sendo convocados, além dos prefeitos, também os secretários municipais de saúde e tesoureiros ou secretários de finanças dos municípios integrantes. Nelson Portela, coordenador estadual das policlínicas, representará o governo estadual na reunião.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente