Herzem Gusmão cria Parque Ambiental do Rio Verruga

A obra que deverá ser a marca do atual governo para a posteridade teve, na tarde de ontem (5), a sua oficialização, com a assinatura do decreto de criação do Parque Ambiental do Rio Verruga, o parque da cidade, que tem como objetivo preservar os ecossistemas naturais de relevância para o município, permitindo ainda a criação de um espaço de lazer e interação para os conquistenses. Herzem fez questão de anunciar a criação do parque em uma solenidade pública, às margens da Avenida Bartolomeu de Gusmão, onde, em uma tenda montada para a ocasião, assinou o Decreto nº 19.394, que altera o decreto n° 18.720, de 25 de junho de 2018.

O ato ocorreu menos de 48 horas depois da demissão da secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira, que vinha conduzindo o processo de criação do parque, mas não foi citada no evento.

A primeira etapa do projeto terá início na Bartolomeu de Gusmão, a partir de onde será promovida a revitalização do Rio Verruga até as intermediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães. De lá, terá continuidade a segunda etapa, seguindo até a Avenida J. Pedral. Nesse trajeto, também serão integrados ao Parque Ambiental o Horto Florestal, o Orquidário Municipal e a área conhecida como “Penicão”.

Toda a região do Parque do Rio Verruga terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo, abate de plantas e muitas outras medidas de preservação. O prefeito Herzem Gusmão explica: “Estamos sinalizando com muita força a preservação do que restou de verde na nossa cidade e também a despoluição do rio. Nós estamos começando esse trabalho e este decreto visa determinar essa área de preservação ambiental.”

Segundo o projeto do governo Herzem, o parque, além de assegurar a recuperação ambiental na área, vai proporcionar um salto na requalificação urbana e beneficiará a população também com um grande agradável espaço de lazer, esporte e cultura, incluindo locais de convivência, adequados para reuniões de famílias e amigos, e até uma possível concha acústica.

A cerimônia de assinatura, teve a participação da vice-prefeita Irma Lemos, de vereadores, secretários e coordenadores da prefeitura, imprensa e populares.

 

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente