Pré-Vestibular Gratuito Universidade Para Todos oferece 11 mil vagas. São 210 para Conquista e 50 para Barra do Choça

O Pré-Vestibular Universidade Para Todos abriu as inscrições nesta terça-feira (23). O curso é gratuito e este ano são ofertadas 11.505 vagas, distribuídas entre 143 municípios baianos. Para Vitória da Conquista são 210 vagas e para Barra do Choça são 50. Os interessados têm até o dia 2 de maio para se inscrever, exclusivamente, no site da Secretaria da Educação do Estado. Um dos critérios de seleção é ter cursado ensino fundamental e médio na rede pública de ensino.

A coordenadora-geral do programa, Patrícia Machado, explica que as aulas são totalmente gratuitas e que, ao realizar a inscrição, o candidato deve ter o histórico escolar em mãos, pois precisará informar as médias de português e matemática. “O Universidade Para Todos é uma iniciativa do Governo do Estado para favorecer o estudante da rede pública no acesso ao ensino superior. As aulas serão realizadas em 202 locais de funcionamento em toda a Bahia. Podem se inscrever os alunos da rede estadual que estão no último ano do ensino médio ou aqueles que já concluíram, independentemente de há quanto tempo tenha sido essa conclusão”, afirma.

A coordenadora ainda esclarece que, no preenchimento do formulário de inscrição, as notas das disciplinas de português e matemática são somadas e a média obtida será utilizada para classificar o candidato de acordo com o município, local de funcionamento e o turno escolhidos.

A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 10 de maio. Já a matrícula poderá ser feita entre 21 e 24 de maio. As aulas serão iniciadas no dia 27 de maio e finalizadas no mês de dezembro.

Estudante de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ramon Oliveira, 21 anos, cursou o pré-vestibular em 2018. Ele garante que as aulas foram fundamentais para o ingresso no curso superior. “Foi uma experiência muito gratificante, principalmente porque tive um aprendizado dinâmico e que fugia das aulas tradicionais. Isso ajudou a fixar o conhecimento. Agora, estou na Uneb e amando o curso que escolhi. O Universidade Para Todos é um projeto motivacional”, destaca Ramon.

Ramon Oliveira, estudante de Fonoaudiologia na Uneb e Iracema Souza, estudante de medicina na Uneb. Dois egresso do pré-vestibular Universidade Para Todos (Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

 

Comente