Anúncios
Política

Principais nomes do PT de Conquista se reúnem pela primeira vez depois da eleição presidencial e sinalizam unidade


 

A última vez que uma reunião da comissão executiva do Partido dos Trabalhadores teve as presenças do ex-prefeito Guilherme Menezes e dos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo Fontes as coisas não estavam boas na relação entre o primeiro e os segundos. Foi ainda em 2016. Em 2018, apesar de ter sido ano de eleição, não houve nenhum encontro formal como o ocorrido no dia 25, quinta-feira, na sede do partido. E em 2016, unidade era justamente o que não havia no PT.

Guilherme não queria de jeito nenhum José Raimundo candidato a prefeito. Fez várias tentativas para lançar um outro nome. Chegou a fazer conversas externas, para avaliar a possibilidade de ter um candidato forte que não precisasse ser do PT. Por alguns meses, o então prefeito de Conquista insistiu no nome de seu ex-secretário, Odir Freire, e o PT chegou a programar uma prévia, com quatro nomes, sendo dois deles José Raimundo e Waldenor, que, do mesmo grupo, se colocaram um como principal outro como alternativa. A prévia não aconteceu e as conversas acabaram firmando José Raimundo como candidato, mesmo com a contrariedade do grupo de Guilherme.

Na reunião de quinta-feira passada, não apenas estavam presentes os principais nomes do partido no município, como eles convergiram de primeira quanto ao tema em debate: a necessidade de fazer mobilizações contra o governo de Jair Bolsonaro. Sobre a política local e a eleição de 2020, quando o PT vai tentar voltar ao poder municipal, a abordagem também foi pacífica. Os presentes chegaram à conclusão de que, para poder almejar vitória eleitoral, é necessário, além de aperfeiçoar a organização partidária e fortalecer o partido em nível municipal, é fundamental defender o legado dos governos petistas na prefeitura ”visando enfrentar os novos desafios que se aproximam”, o que pode ser traduzido por “visando as eleições de outubro de 2020”.

Outro ponto em que as lideranças dos dois grupos (o de Guilherme e o de José Raimundo e Waldenor) concordam é de que o partido pode tentar uma aposta nova, um nome que não seja nenhum dos dois ex-prefeitos. Ao BLOG, tanto Guilherme como José Raimundo já falaram sobre isso. Em entrevista por telefone, em novembro do ano passado, Guilherme disse acreditar que pode aparecer um nome. “Existem as surpresas e pode surgir um nome novo, que possa manter um bom relacionamento com o partido, com a sociedade”, disse, sem apontar quem seria.

Já José Raimundo foi além. Não apenas acha que o PT pode lançar ou apoiar alguém que não seja ele ou Guilherme ou Waldenor, como apresentou uma lista, que inclui os vereadores Fernando Jacaré e Valdemir Oliveira, a vereadora Márcia Viviane, Monalisa Barros, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jaymilton Gusmão Filho, presidente da Coopmac, e Célio Barbosa do Conselho Comunitário de Segurança e do Rotary.

A reunião da comissão do PT coincide com o retorno de Guilherme Menezes a Vitória da Conquista, depois de dois anos como coordenador do Escritório de Representação do Governo da Bahia em Brasília. Coincide, também, com o momento em que o prefeito Herzem Gusmão adota uma nova postura política buscando reverter a impopularidade que marcou o seu governo até os dois primeiros meses deste ano.

LEIA A NOTA TIRADA NA REUNIÃO

PARTIDO DOS TRABALHADORES
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL

NOTA INFORMATIVA

Tendo em vista os constantes ataques da extrema-direita, que teve sua ascensão após uma eleição comprometida pela interdição da candidatura do presidente Lula e o uso disseminado de fake news no submundo das redes sociais, INFORMAMOS a nossa militância, as companheiras e companheiros dos movimentos sociais e populares e à sociedade, que a Comissão Executiva Municipal do PT de Vitória da Conquista se reuniu na data de hoje, dia 25/04/2019, para avaliar este cenário e criar uma agenda institucional e popular em Vitória da Conquista, com iniciativas de luta e defesa pelos direitos do povo.

Participaram desta reunião, inclusive com significativas contribuições, os membros da executiva municipal, os companheiros vereadores Valdemir Dias, Prof. Cori e Fernando Jacaré, os Deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), e o ex-prefeito Guilherme Menezes.

Consensualmente ficou entendido que é momento de discutir sobre o novo regime político e as formas de enfrentar sua pauta reacionária, antidemocrática e antinacional, socialmente regressiva e culturalmente obscurantista.

É o momento, também, de aperfeiçoar a organização partidária e fortalecer nosso partido em nível municipal, visando à defesa do legado do PT em Vitória da Conquista e visando enfrentar os novos desafios que se aproximam. Faremos, como sempre, dialogando com os setores populares e sociais, como um partido democrático que nasceu para dar voz e vez a quem antes nunca teve.

Comissão Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT de Vitória da Conquista – BA, reunida em 25/04/2019.


Anúncios

0 comentário em “Principais nomes do PT de Conquista se reúnem pela primeira vez depois da eleição presidencial e sinalizam unidade

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: