Anúncios
Política Transporte e Trânsito

Exclusivo | Prefeitura vai operar diretamente lote emergencial com saída da Cidade Verde

900x100.Banner-MadeireiraSudoeste-Cancelas


Banner GIF Câmara

No dia 31 deste mês, a Viação Cidade Verde, que opera sozinha no transporte público de Vitória da Conquista, deixará o lote 1, que assumiu, emergencialmente, com a saída da Viação Vitória, e só ficará com o lote 2, ganho em licitação, há cerca seis anos. A empresa já anunciou que 330 empregados já foram informados de que serão dispensados e 60 ônibus que estavam nas linhas que eram da Viação Vitória serão colocados à venda ou retornarão a suas garagens de origem, principalmente São Paulo.

Para substituir a Cidade Verde a prefeitura já decidiu que ela mesma vai operar o lote emergencial até que nova licitação seja realizada. A informação foi passada ao BLOG, por meio do WhatsApp, pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura.

O BLOG perguntou: 1. As negociações com as empresas que analisam a vinda para Conquista incluem absorver o pessoal que será demitido pela Cidade Verde? 2. Faltando 25 dias para o prazo dado pela empresa para deixar o lote emergencial como está a preparação efetiva para sua substituição (garagem, linhas, pessoal)?

A princípio, o titular da Semob disse que sim, que os empregados da Cidade Verde que forem dispensados devem ser aproveitados, da mesma forma como aconteceu quando a empresa assumiu as linhas da Vitória, por meio de um processo seletivo. Quanto à segunda pergunta, Jackson Yoshiura disse que a prefeitura estava se preparando para dar continuidade ao serviço. Não mais.

Jackson Yoshiura (Foto: Site Avoador)

Em busca de maior esclarecimento, enviamos mais uma pergunta ao secretário: Faltam 25 dias. Há uma empresa certa ou ainda há possibilidade de diálogo com a Cidade Verde? A resposta foi objetiva. Yoshiura disse que a Cidade Verde não mais operará o lote emergencial, reiterando o que já havia sido afirmado pelo prefeito Herzem Gusmão. “Não será a Cidade Verde, conforme notificação e atos praticados (aviso prévio e demissões)”.

O BLOG quis saber mais – Mas, a prefeitura também não pode dizer que tem empresa acertada, não é isso? Não há o temor da repetição da situação do ano passado, de ficar sem ônibus no lote 1? O secretário respondeu que a prefeitura está se preparando para dar continuidade ao serviço. e que não poderia dizer que tem empresa para ficar no lugar da Cidade Verde, pois ainda não existe qualquer contrato, “nem tácito”.

Diante da manifestação do BLOG de que isso é preocupante, Jackson Yoshiura disse que tudo que envolve o direito do cidadão é preocupante, por isso a prefeitura está trabalhando e confiante de que poderá dar continuidade ao serviço e declarou que quem irá operar o lote emergencial quando a Cidade Verde sair é o próprio Município, ou, de forma mais clara, a prefeitura.

O BLOG quis saber como se dará essa operação: com contratação de ônibus e não de uma empresa? E como cobrará a tarifa? O secretário de Mobilidade Urbana disse que a Semob está se preparando para esses detalhes. Por fim, perguntamos se a prefeitura vai prestar o serviço por meio da Emurc ou se os ônibus serão alugados direto pela Semob. Jackson Yoshiura respondeu que ainda não sabe.

Anúncios

3 comentários em “Exclusivo | Prefeitura vai operar diretamente lote emergencial com saída da Cidade Verde

  1. Euvaldo Cotinguiba Gomes

    O que está ruim deve piorar muito ainda….

  2. Josafá Sousa farias

    Fico impressionado, Não com a incapacidade do prefeito e seu secretariado, isso ja era de se esperar, mas com uma Câmara de vereadores tão medíocre, incapaz, de propor algo que vá ao encontro da solução desse problema do transporte público de Vitória da Conquista, e de outros tantos problemas de igual gravidade.
    Uma das soluções seria o afastamento imediato desse prefeito irresponsável, e criação de um conselho popular para buscar soluções urgentes para os embroglios criados pela atual administração, sobretudo no transporte coletivo.Refiro-me a criação de um Conselho pois sei que a vice prefeita tem tanta capacidade quanto o titular do governo atual.
    Senhores vereadores Se o prefeito não conseguiu honrar o voto do povo desta cidade, dêem , os senhores , ao menos uma única vez, a demonstração de respeito por aqueles que os elegeram. Afastem esse resto do coronelismo conquistense , para o bem desta cidade. Não é justo que a população que votou nos senhores, ( a bem da verdade, enganada pelos senhores) continue pagando um preço tão alto pela mediocridade e submissão dos senhores .

  3. GILBERTO Veroneze ANDRADE

    Resumindo o que o secretário falou: NADA!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: