Vai chegar na Sudoeste? | TVs São Francisco e Oeste acabam telejornais locais e demitem em massa

Banner GIF Câmara


900x100.Banner-MadeireiraSudoeste-Cancelas


As demissões na Rede Bahia, afiliada da Globo, chegaram ao interior. Em Juazeiro, a TV São Francisco, terá que mandar 16 empregados embora. As demissões foram anunciadas em reunião na tarde desta segunda-feira (6), quando a direção da emissora comunicou o fim dos dois telejornais locais, o Jornal da Manhã e o BATV. O Bahia Meio Dia já não era produzido localmente. Entre os profissionais demitidos estão repórteres, cinegrafistas, editores, produtores e coordenadores de áreas estratégicas, segundo o site Preto no Branco, da jornalista Sibelle Fonseca, ela mesma uma ex-funcionária da emissora.

Já foram confirmados as demissões da jornalista Priscila Guedes (repórter/apresentadora), Patrícia Laís (repórter) Roberto (coordenação), Siméia (editora de texto), Ricardo (cedoc) Cláudia Campos (produção), Lucilene (editora de texto) Lara Cavalcanti (produtora executiva), James (editor de vídeo) Ailton Nery e Sandro Ribeiro (cinegrafistas) Antônio Carlos (editor de vídeo), Fernanda (produtora/estagiária), Patrícia Barbosa (produtora) e Isanna (Opec).

De acordo com fontes do BLOG, o restante da equipe que ficou produzirá apenas matérias que serão geradas para exibição nos blocos dos telejornais produzidos em Salvador. O BATV local deixa de ser exibido a partir de hoje.

Recebemos a notícia das modificações na TV São Francisco no início da tarde. A fonte do BLOG informou que a mesma situação deve ocorrer na TV Oeste, de Barreiras. Falamos com pessoas que trabalham na emissora do Oeste, mas nenhuma soube dizer se medida igual está a caminho. O BLOG chegou a conversar sobre o assunto também com o gerente da TV Sudoeste, Cauto Freitas, que disse não ter conhecimento sobre as medidas. O fato é que profissionais das emissoras da Rede Bahia no interior estão sobressaltados com a possibilidade de os cortes chegarem até elas. Esperamos que não.

Atualização: Segundo o site BNews (antigo Bocão News) na TV Oeste, a situação é ainda mais séria e a empresa está finalizando as atividades de televisão. Diz o site que “os telejornais produzidos na região foram encerrados, culminando na demissão de todos os funcionários que trabalhavam em estúdio. Um quadro total de 40% dos trabalhadores de redação também está sendo desligado”. A empresa, agora, funcionará apenas como um escritório da Rede Bahia, informa o BNews.

LIGAÇÃO

Eu tenho uma ligação histórica com a TV São Francisco e com a TV Oeste. Fomos os responsáveis, na TV Sudoeste, em Vitória da Conquista, e também em Juazeiro e Barreiras, sempre sob a coordenação do experiente jornalista Carlos Ribas, pelo treinamento de parte das primeiras equipes, à época da instalação. A São Francisco ainda tinha o nome de TV Norte. Vários colegas vieram a Vitória da Conquista e com eles dividi o que sabia e, mais que isso, o entusiasmo pelo processo de produzir jornalismo para a TV.

Os primeiros programas das duas emissoras foram escritos e produzidos, em 1990, TV Norte, e 1991, Oeste, com nossa participação, sob a coordenação de Ribas e o apoio inestimável do repórter global e amigo José Raimundo. A  TV Norte foi inaugurada em 1º de dezembro de 1990 e a TV Oeste em 2 de fevereiro de 1991. Passei meu aniversário de 29 anos dentro da redação em Juazeiro porque era uma sexta-feira e tinha um bloco do BATV 2ª Edição para gravar e colocar no ar. Agora, não tem mais.

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente