Anúncios
Educação Geral Sociedade

Adoção | Em programa da Uesb, especialista explica como se dá o processo legal


Quais são as etapas do processo de adoção, de acordo com o sistema judiciário brasileiro? A  professora Cleide Lima, do Departamento de História da Uesb, explica quais são os trâmites que precisam ser seguidos por quem deseja adotar uma criança ou adolescente. Em vídeo produzido pelo programa Vitrine, ela comenta os principais mitos em torno da adoção e as dificuldades que são encontradas durante o processo.

 

A professora fala ainda da Lei 15.509/2017, que  estabeleceu novos prazos e procedimentos, no intuito de dar mais celeridade à adoção, beneficiando as crianças que estão sem lar e também as famílias que desejam adotar.

No entanto, a professora reforça que o primeiro passo para quem deseja adora é realmente querer. “A gente fala que o mais importante de tudo é querer ser pai e ser mãe. A primeira coisa é [pensar] ‘você está preparado para ser pai? Está preparada para ser mãe? Você quer muito? É um desejo seu? Você tem condições emocionais e também de alguma medida financeiras para ter um filho?’. Acho que é a primeira pergunta que a pessoa tem que se fazer. A pessoa tem que querer muito”, reflete Lima.

O programa Vitrine é produzido pela Assessoria de Comunicação da Uesb para o YouTube e estpa na segunda temporada, iniciada no mês passado. A proposta é conversar sobre assuntos políticos, sociais, econômicos e culturais que fazem parte do dia a dia do cidadão. Em cada episódio, um convidado especialista em um tema temática apresenta o seu ponto de vista científico a respeito do assunto.


COM TEXTO DA ASCOM/UESB

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Adoção | Em programa da Uesb, especialista explica como se dá o processo legal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: