Anúncios
Educação Política

Cortes na educação | Programas de pós-graduação da Uesb são atingidos

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pesquisa de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão articulando com os fóruns representativos das universidades públicas federais e estaduais formas de reverter a decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de cortar bolsas de pós-graduação, ação que impacta negativamente no desenvolvimento da pesquisa, da tecnologia e da cultura no Brasil.

No âmbito da Uesb, a decisão da Capes atingiu o Programa de Demanda Social e o Programa Nacional de Pós-Doutorado. A decisão de “recolher as bolsas […] não utilizadas no último mês de abril” foi efetivada sem qualquer comunicado prévio às instituições, de acordo com a Reitoria. Com isso, informa a Uesb em nota. alguns programas que se encontravam em processo de remanejamento de bolsas, em função de seus calendários próprios de defesas e de ingressos, tiveram recolhidas bolsas que são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento de suas atividades acadêmicas.

No total, a Capes reteve sete bolsas dos programas de pós-graduação da Uesb: seis bolsas de mestrado (Demanda Social, R$1.500,00/mês) e uma bolsa de pós-doutorado (PNPD, R$ 4.100,00/mês). Os programas mais diretamente atingidos foram os de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens; Mestrado em Química e o de Mestrado e Doutorado em Zootecnia.

A decisão da Capes foi comunicada à universidade na quinta-feira (9), por meio de ofício circular da Capes informando que a Diretoria Executiva (DEX) da CAPES decidiu em reunião realizada em 3 de maio de 2019 recolher as bolsas e taxas escolares não utilizadas no último mês de abril concedidas no âmbito dos seguintes programas de fomento da CAPES:
a) Programa de Demanda Social (DS);
b) Programa de Excelência Acadêmica (PROEX);
c) Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC);
d) Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP); e
e) Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

 

 

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Cortes na educação | Programas de pós-graduação da Uesb são atingidos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: