Anúncios
Ações Governamentais Cultura e Arte Educação

Alunos do ensino fundamental II de escola conquistense têm aulas sobre Rock’n Roll

Banner GIF Câmara


900x100.Banner-MadeireiraSudoeste-Cancelas


Até o dia 18 de junho, alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Ridalva Correa de Melo Figueiredo, no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista, terão oficinas sobre a cultura do Rock’n Roll. A primeira aula foi na quinta-feira passada (16), com a participação do produtor cultural e DJ de Salvador, Rogério Bigbross, e teve a presença de cerca de 50 alunos, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom). A ideia é levar as oficinas, denominadas de “Escola de Rock”, para outras escolas municipais, mas, por enquanto, só a Rivalda Correa de Melo Figueiredo contará com o projeto, parceria entre as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do ensino fundamental II da escola uma experiência pedagógica inovadora, tendo como base a cultura do Rock. Durante as dez oficinas, que serão ministradas ao longo de um mês, os estudantes vivenciarão todo o processo de produção cultural e terão contato com os bastidores de um festival de rock. No final do curso, acontecerá o Festival Rock na Praça, promovido pelos próprios alunos.

Segundo o técnico da secretaria de Cultura, Gilmar Dantas, a ideia foi bem recebida por professores e despertou o interesse dos alunos da escola. “As oficinas terão uma abordagem multidisciplinar, pois o conhecimento sobre o rock permitirá aos alunos conhecimento sobre história, arte, além de um contato com outro idioma”, explicou.

Para a aluna do 9º ano, Raíssa Andrade, a escola tradicionalmente trabalha temas relacionados à cultura, o que tem incentivado os alunos a aprenderem mais. “É a primeira vez que tenho o contato com a cultura do rock e o tema me motivou a participar do projeto”, salientou a aluna.

A ESCOLA E O IDEB

A Escola Municipal Ridalva Correia de Melo Figueiredo tem 692 alunos distribuídos entre o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano: 34,25%) e ensino fundamental II (5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano: 65,75%). No último Ideb a escola passou da meta nos primeiros anos (4,6/4,0) e ficou abaixo nas séries finais (3,5/4,1). Segundo o Inep/MEC, de cada 100 alunos do ensino fundamental I 24 não são aprovados. Para os anos finais, a reprovação é de 31 para cada 100.

O indicador de aprendizado do ensino fundamental II, ao qual se destina o projeto Esccola de Rock, foi 5,07, numa escala de 0 a 10. A média de proficiência em Português foi 260,37 e de Matemática 244,05. Segundo o INEP/MEC essas médias colocam a escola no nível 5 em Matemática (o nível máximo é 10, com média entre 450 e 475 pontos) e nível 6 em Português (o nível máximo é 9, com média entre 325 e 350 pontos).

Os dados são de 2017, os do ano passado ainda não foram disponibilizados.


COM INFORMAÇÕES E FOTO SECOM/PMVC

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Alunos do ensino fundamental II de escola conquistense têm aulas sobre Rock’n Roll

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: