Anúncios
Saúde

Lavrador de Miguel Calmon, na Bahia, tem pedra de mais de um quilo retirada da bexiga

900x100.Banner-MadeireiraSudoeste-Cancelas


Banner GIF Câmara

Uma pedra de mais de 1,3 quilo e 18 centímetros nretirada da bexiga de um homem de 51 anos, morador da cidade de Miguel Calmon, que teve sua identidade preservada. O caso, muito raro na medicina, aconteceu ontem (20), no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na cidade de Jacobina,no Piemonte da Chapada Diamantina, durante uma cirugia feita pelo médico João Cleber Coutinho.

O médico disse à imprensa local que o tamanho da pedra foi uma surpresa para ele e equipe e publicará o caso em revista científica o feito. De acordo com João Cleber a pedra que estava na bexiga do lavador é uma das maiores já registradas no mundo.

O paciente contou que sentia ardênciaao urinar havia, pelo menos, dez anos. Apesar de sentir o incômodo e o que chamou de um peso na barriga, ele só procurou ajuda médica no início deste ano. Os exames mostraram que ele tinha um cálculo de 10 cm na bexiga e que teria de ser operado. A cirurgia, em Jacobina, durou aproximadamente uma hora, segundo João Cleber Coutinho. Além dele, outros cinco médicos fozeram parte da equipe. Em contato com o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, o BLOG foi informado de que o lavrador operado passa bem.

WhatsApp Image 2019-05-21 at 15.30.29

CASOS PELO MUNDO

O caso de Jacobina é raro, mas não é inédito. Outras pessoas tiveram grandes pedras tiradas da bexiga em várias partes do mundo. Nem todas as pedras tinham o tamanho e o peso da retirada de dentro do lavrador de Miguel Calmon, cujo caso teve repercussão nacional. Veja outros três registros famosos.

2017 – Estados Unidos. Um americano de 64 anos teve uma pedra de 12 cm removida de sua bexiga. A pedra, de 770 gramas, foi comparada a um ovo de avestruz.
2012 – China. Paciente de 43 anos teve uma pedra de 1,025 kg retirada da bexiga em Wuhan, na província de Hubei.
2009 – China. Uma pedra de 2,4 quilos foi retirada de uma mulher de 40 anos.

Anúncios

0 comentário em “Lavrador de Miguel Calmon, na Bahia, tem pedra de mais de um quilo retirada da bexiga

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: