Lançada campanha pela restauração da catedral de Nossa das Vitórias, em Vitória da Conquista


 

Com o título “Todos pela casa da Mãe” a comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias lançou na quinta-feira (23) a campanha pela restauração da Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista. Por iniciativa do pároco da Catedral, padre Ariosvaldo de Jesus Aragão, foi constituída uma comissão visando, a princípio, a restauração artística do forro da igreja. Entretanto, após a análise e avaliação técnica, viu-se a necessidade de antes de restaurar o forro, realizar uma manutenção no telhado e na rede elétrica. Para tanto, optou-se por trocar todo o telhado, buscando manter as características originais, mas empregando novas tecnologias de segurança. As obras começaram em abril, e têm a previsão de conclusão em até 60 dias. Esta será a primeira etapa do processo de restauração.

O projeto de restauração incluirá ainda duas novas etapas que serão feitas posteriormente, uma visando a restauração artística do forro e das imagens sacras, e outra que inclui a troca do piso e a pintura de todo o templo.

A campanha busca recursos para custear a primeira etapa da restauração. De acordo com a comissão, a proposta é dirigida a toda a sociedade conquistense, considerando o valor histórico, cultural e religioso que a igreja tem para Vitória da Conquista. As doações poderão ser feitas através da conta corrente da Caixa Econômica Federal, Ag.: 0079; C/C: 964-0; Op.: 003,ou depositadas em um cofre instalado dentro da igreja, ou ainda na própria secretaria paroquial.

“Nós queremos manter a característica da catedral, pelo que ela significa para a região Sudoeste. É uma sede metropolitana, então é uma igreja muito importante não só do ponto de vista eclesial, mas também cultural, um símbolo religioso e um patrimônio do povo conquistense. Nós queremos, então, deixar a catedral restaurada, mais bela, mais segura. E, principalmente, nossa intenção é devolvê-la o mais rápido possível para a comunidade.”, explicou o padre Ariosvaldo de Jesus.

A Comissão de Restauração é formada por membros da Paróquia, da sociedade conquistense, como também do engenheiro elétrico, Gleison Santos Souza, membro da Comissão de Restauração da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com vasta experiência em restaurações de igrejas na capital baiana.

.

Comente