Anúncios
Administração Pública

Prefeitura admite invasão a cadastros das secretarias de Finanças e Infraestrutura e anuncia apuração

Matéria publicada no blog Blitz Conquista revelou que o banco de dados da Secretaria de Finanças do Município, onde constam o cadastro de pessoas físicas e empresas do município e de fora, pode ter sido alterado por computadores externos à secretaria. De acordo com o blog, “entre as supostas alterações dos dados, estão liberações de alvarás de funcionamento de empresas irregulares”.

O Blitz Conquista informa que fontes consultadas pelo blog dizem que há suspeita que o acesso ilegal e feito por pessoa desconhecida tenha como alvo o cadastro da dívida ativa do município. Isso significaria alta perda financeira para o Município.

Procuramos a Secretaria de Comunicação e recebemos nota em que, a Secretaria de Finanças (Sefin) e o Núcleo de Tecnologia (Nutec) admitem que a invasão pode ter realmente ocorrido, mas assegura que medidas para contê-la já foram tomadas. De acordo com a nota, a invasão também teria ocorrido no sistema da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Por enquanto, segundo a Secom, foram tomadas medidas técnicas, para impedir a invasão e que uma sindicância ainda será solicitada (não foi informado por qual setor). No caso de comprovada a participação de servidor, será aberto um processo administrativo para responsabilização de quem tenha praticado a ilegalidade. Diz ainda a nota que todos os atos que ocorreram com a senha usada para acessar os sistema estarão em análise e suspeição para averiguação.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

Prefeitura informa ainda que foram tomadas todas as providências de trâmite interno e que será solicitada uma sindicância e posterior, se assim for o relatório da sindicância, a abertura de processo administrativo para apuração de responsabilidade referente aos atos e pelos envolvidos, além do mais todos os atos que ocorreram com a senha estarão em análise e suspeição para averiguação.

A prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Finanças e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), informa que o município já adotou as medidas necessárias para apurar e identificar possíveis alterações em dados cadastrais da Secretaria de Finanças e a de Infraestrutura.

A Prefeitura informa ainda que foram tomadas todas as providências de trâmite interno e que será solicitada uma sindicância e posterior, se assim for o relatório da sindicância, a abertura de processo administrativo para apuração de responsabilidade referente aos atos e pelos envolvidos, além do mais todos os atos que ocorreram com a senha estarão em análise e suspeição para averiguação.


Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Prefeitura admite invasão a cadastros das secretarias de Finanças e Infraestrutura e anuncia apuração

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: