Anúncios
Agricultura e Pecuária Economia

ExpoConquista e Coopmac | Vitória da Conquista poderá ter duas exposições agropecuárias em 2020

 

No último sábado, foi lançada a ExpoConquista, que se propõe a reunir o agronegócio, o comércio, entretenimento e o poder público em um só evento. Uma parceria do MP Ranch, do empresário Marcos Paulo Santos e da Prefeitura de Vitória da Conquista, com apoio do Sebrae, a ExpoConquista está marcada para o período de 2 a 6 de outubro deste ano. Um dos idealizadores da exposição, o engenheiro agrônomo, produtor e professor doutor da Uesb, Claudionor Dutra Neto, afirma que antes mesmo do lançamento, a ExpoConquista já tinha empresários e produtores rurais interessados.

Ticolô, Herzem e Marcos Paulo: parceria

“Eu não tenho dúvida de que vai ser uma grande festa, para marcar o calendário de eventos do setor do agronegócio na Bahia”, disse Claudionor, assegurando que a proposta é de realizar um evento anual. Segundo ele a exposição terá todos os atrativos que o público está acostumado e algumas novidades. Na imensa área do MP Ranch, localizado na BA 263 (estrada Vitória da Conquista a Ilhéus), próximo à entrada do distrito de Limeira, estarão stands de produtos que vão de ração animal, a carros, maquinários, tratores e até avião. Também haverá espaço para comércio artesanal e produtos da agricultura familiar. E, claro, shows. Quem vai se apresentar ainda não está confirmado, mas os realizadores prometem que serão grandes nomes da música nacional.

A entrada será gratuita nos cincos dias, apenas os shows terão ingresso à parte. Parceiro de primeira hora do projeto, o prefeito Herzem Gusmão anunciou que levará a estrutura da Prefeitura Móvel para o espaço durante a ExpoConquista. Herzem também garantiu que o sistema de transporte coletivo vai ter linhas diretas especialmente para o evento. A prefeitura entra ainda com apoio na estruturação do evento.

Para o prefeito, é compromisso apoiar o agronegócio pela sua importância no desenvolvimento econômico da cidade, mas também assegurar que em um evento do porte de uma exposição agropecuária haja espaço para a prestação de serviço e é nesse sentido que o governo decidiu apoiar o evento. “Será, sem dúvida, uma grande festa de negócio. E a prefeitura vai estar presente. Além de apoiar, vamos levar a Prefeitura Móvel e o Gabinete Itinerante, para atender às comunidade do entorno, como Limeira, Capinal, Barrocas e também o público que irá prestigiar o evento”.

COOPMAC

A ExpoConquista acontece no ano em que não aconteceu exposição tradicionalmente realizada pelo Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), que estava prevista para o primeiro trimestre. O cancelamento daquela que seria a 52ª exposição ocorreu, segundo a diretoria da cooperativa, por falta de apoio financeiro. Com altos custos e reduzido patrocínio, os organizadores anunciaram, em novembro do ano passado, que o evento só voltará a ocorrer quando a Coopmac tiver certeza de que não haverá prejuízo. Apesar da previsão de uma movimentação de cerca de R$ 100 milhões, a diretoria da cooperativa explicou que o evento ficou muito caro e deixou de ser interessante para os associados.

Segundo o presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, é intenção da empresa voltar a realizar a exposição do Parque Teopompo de Almeida no próximo ano, desde que as condições financeiras permitam. “A gente já começou a formatar, está com interesse de fazer. Pode ser que não seja em março nem em abril, mas em junho. Os planos estão no papel”, disse.

Apesar de estar sendo formatada para o ano que vem, Jaymilton diz que a diretoria avalia com muita responsabilidade a possibilidade de realizar a exposição, porque precisa levar em conta o interesse dos associados. “Não podemos fazer a exposição por fazer. Tem que ser, acima de tudo, uma questão financeira, se a conta não fechar, não faremos. Não podemos dar prejuízo econômico para a empresa”, explicou ao BLOG.

Ou seja, a exposição da Coopmac está nos planos, mas, “vai depender da sociedade e das entidades participantes, porque a exposição extrapolou a Coopmac, não era mais um evento da cooperativa, mas da região”, ressalvou Jaymilton Gusmão. Ele relembra que muitas exposições foram realizadas sem levar em consideração a questão financeira para a cooperativa e isso acumulou prejuízos para a entidade, que passou por dificuldades, durante muito tempo, porque as contas não foram feitas e a Coopmac teve muito prejuízo. “E nós fizemos um pacto entre diretoria e associados de não fazer nenhum tipo de evento que, porventura, vá dar prejuízo para a empresa. Enquanto essa diretoria estiver à frente, fazer um evento que dará prejuízo não tem a menor chance de acontecer”.

Sobre a ExpoConquista, Jaymilton disse que se trata de uma nova oportunidade para o agronegócio e, por isso, tem seu apoio. Quanto à realização anual da exposição do MP Ranch e também da tradicional promovida pela Coopmac, na visão do presidente da cooperativa, a cidade e a região é que definirão se cabem dois eventos da mesma natureza no mesmo ano. Referindo-se à participação da Prefeitura como parceira na realização da ExpoConquista, Jaymilton Gusmão Filho diz que Herzem Gusmão faz o papel dele e que a iniciativa vem somar. “O prefeito está certo. Ele está querendo fazer um evento com a cara da prefeitura e para isso se aliou a alguns parceiros com o mesmo interesse e acho que está certo, a gente apoia. Tudo o que vem somar com o agronegócio a gente está aqui para apoiar.”

Anúncios

0 comentário em “ExpoConquista e Coopmac | Vitória da Conquista poderá ter duas exposições agropecuárias em 2020

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: