Conquista chega a 11 homicídios em junho | Jovem morto estava com filha de 5 anos na garupa da moto


Durante os festejos juninos, a polícia registrou poucas ocorrências em Vitória da Conquista. O caso mais grave não teve associação com o período e nem com as diversas festas que aconteceram na cidade e na zona rural. No sábado, 22, Adalberto Ribeiro, que, segundo testemunhas, sofre de transtornos mentais, matou mãe, Vitorina Ribeiro da Silva, a facadas no interior da sua residência, na Avenida Caetité, bairro Brasil. A idosa morta e o autor crime foram encontrados por familiares que voltavam da igreja.

Outros casos foram brigas, pequenas confusões e apreensão e prisão por venda de drogas e porte de arma, sem registros de ocorrências violentas. Mas, passado o período de festas, a cidade volta a registrar um homicídio.

No início da tarde desta terça-feira, Lucas Moreira Santos Melo, de 23 anos, foi morto com três tiros na cabeça, quando passava de noto pela rua Bogotá, no Bairro Jurema. Segundo testemunhas, ele estava com a filha de apenas cinco anos na garupa da moto.

A hipótese aceita até o momento é de execução, já que nada material da vítima foi levado pelos criminosos. Lucas é a 11ª vítima de assassinato em Vitória da Conquista neste mês de junho. Com a morte dele, a quantidade de crimes violentos letais intencionais (CVLI) ocorridos no primeiro semestre no município chega a 59. Ainda assim, o número de homicídios no mês e no semestre estão abaixo do mesmo período do ano passado.

Em junho de 2018 ocorreram 19 assassinatos. No seis primeiros meses a quantidade de mortos violentas intencionais chegou a 112. Em termos proporcionais a redução é de 42% no mês e 47% no semestre. Para os seis primeiros meses, 2019 fica abaixo até de 2017, que teve um número de CVLI inferior a 2018 e ao ano anterior (2016). Foram 82 homicídios em 2017 e 59 até agora, isso significa 28% menos este ano.

REGISTROS DE ASSASSINATOS EM JUNHO – VITÓRIA DA CONQUISTA
DATA OCORRÊNCIA
2 de junho Homem é encontrado morto a pedradas no Alto da Colina
2 de junho Jovem é morto a tiros no Condomínio Vila Elisa, bairro Campinhos
6 de junho Comerciante é executado dentro de sua farmácia no Guarani
9 de junho Homem é morto a facada no Capinal
10 de junho Filha encontra mãe amarrada, amordaçada e morta dentro de casa, no bairro Brasil
12 de junho Jovem de 20 anos é assassinada dentro de casa no Condomínio Campo Verde, bairro Campinhos
15 de junho Adolescente de 14 anos é encontrado morto com sinais de tortura
18 de junho Morre no Hospital Geral de Vitória da Conquista, empresário que tinha sido baleado no dia 7
19 de junho Mãe e filha de 8 anos são baleadas no bairro Kadija. Mulher morre e criança se salva.
22 de junho Filho que seria doente mental mata a mãe idosa a facada no bairro Brasil
25 de junho Rapaz de 23 anos é morto a tiros no Jurema

Author: Giorlando Lima

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 58 anos de idade, 42 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

Comente