Anúncios
Política Redes Sociais

Rui Costa manda abrir inquérito para apurar fake news envolvendo ele e o deputado Pelegrino

A divulgação de mensagens consideradas inverídicas mostrando o governador Rui Costa (PT) e o deputado Nelson Pelegrino (PT) conversando sobre a reforma da Previdência será alvo de um inquérito policial para investigar de onde partiram e quem foi o autor ou autores. A informação foi passada pelo próprio governador e está no site da Secretaria de Comunicação (Secom).

As postagens traziam prints, que Rui Costa afirma serem falsos, em que ele e Pelegrino manifestariam apoio à reforma da Previdência, mas prefeririam jogar para a plateia, conforme publicou o site Política Livre, da capital. Nas mensagens desmentidas pelos dois petistas, o governador e o deputado combinam seguir o que havia sido determinado na última reunião com deputados da base e votar contra o texto-base no plenário da Câmara.

Quem espalhou os prints falsos chegou a dizer que as conversas tinham sido assunto do site Bahia Notícias, inclusive usando o layout do site para simular veracidade. O Bahia Notícia, por meio do editor-chefe, Fernando Duarte, disse que “infelizmente, os veículos estão sujeitos a este tipo de montagem, porém recomendamos que os leitores busquem a fonte original antes de confiar em prints como esse. Com o dia e o horário, por exemplo, é muito fácil conferir a veracidade da notícia”.

A nota publicada no portal da Secom, informa que o governador Rui Costa determinou abertura de inquérito para apurar a disseminação de fake news do qual foi vítima nesta quinta-feira (11). De acordo com a Secom, Rui chamou a atenção para os riscos que todos os cidadãos estão expostos quando criminosos usam as redes sociais para espalhar notícias mentirosas.

“Todos sabem o meu posicionamento e o dos governadores do Nordeste sobre a reforma da previdência. Essa fake news vai ser tratada como crime grave”, disse o governador Rui Costa.

 

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Rui Costa manda abrir inquérito para apurar fake news envolvendo ele e o deputado Pelegrino

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: