Anúncios
Ações Governamentais Transporte e Trânsito

Prefeitura de Conquista assumirá mais nove linhas de ônibus, mas custo ainda é desconhecido

 

Aos poucos a Prefeitura de Vitória da Conquista vai assumindo o lote 1 do transporte coletivo urbano, que era da Viação Vitória, que deixou a cidade em agosto do ano passado, quando a Cidade Verde passou a atender emergencialmente as linhas abandonadas. A operação direta pela Prefeitura começou há um mês, com cinco linhas sociais (R03 – Pradoso x Centro; R04– Santa Marta x Centro; R06- Senhorinha Cairo x Centro; R17 – Lagoa das Flores x Centro e D42 – Lagoa das Flores x UESB) que a Cidade Verde deixou de atender. No início, o município pagou à Novo Horizonte para prestar serviço nas cinco linhas, mas, 12 de junho, com oito ônibus e dois micro-ônibus alugados à Viação Rosa, do Mato Grosso, a Prefeitura assumiu.

Pelo contrato de dois meses, a Viação Rosa receberá R$ 1.010.960,50. À Novo Horizonte, por dois meses, a o município pagou R$ 1.591.709,10. Mas, embora tenha anunciado que, a partir de domingo (14) mais nove linhas passarão a ser operadas diretamente por ela, a Prefeitura não informou quanto pagará pelos 21 ônibus que foram alugados da Viação Vitória.

A última publicação referente ao assunto no Diário Oficial do Município (DOM) foi o resumo do contrato 024-25/2019, referente ao aluguel dos primeiros ônibus para as cinco linhas sociais, cuja validade é de 12 de junho até 11 de agosto. Sobre o aluguel de mais nove ônibus o DOM é silente. Nem mesmo a ata da dispensa de licitação, baseada na emergência. foi publicada ainda.

Micael Silveira também é o interbentor na ssociação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista/ATUV (Foto: Blog do Anderson)

Segundo o coordenador de Transporte Público da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Micael Silveira, os 21 ônibus atenderão mais nove linhas, completando 14, do total de 22 linhas que a Cidade Verde assumiu depois da saída da Viação Vitória. As oito restantes devem ser transferidas para a Prefeitura até meados de agosto.

Micael Silveira disse que “como se trata de um serviço essencial para a população, a Prefeitura se preparou para assumir essas linhas até que a licitação, que está em fase de estudo preliminar, seja concluída”. De acordo com a Semob, o estudo deve ficar pronto em setembro, quando a Prefeitura de Vitória da Conquista pretende lançar o editar de licitação para escolha da empresa que vai assumir o lugar da Viação Vitória.

As nove linhas que a Prefeitura passa a atender no domingo são: R07 (Nova Cidade/Centro); R08 (Henriqueta/Centro); R13 (Guarani/Centro); R61 (Primavera/Centro); R62 (Alto Maron/Centro); R63 (Nova Cidade/Centro – Alto Maron); R64 (Vila Bonita/Centro); R25 (Miro Cairo/Centro); D39 (Miro Cairo/Uesb). De acordo com a Semob, 21 veículos alugados da Viação Rosa entrarão em circulação. Antes do início das atividades, os ônibus passaram por vistorias da equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e são todos adaptados para o acesso de cadeirantes.


 

 

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

1 comentário em “Prefeitura de Conquista assumirá mais nove linhas de ônibus, mas custo ainda é desconhecido

  1. Por que a própria empresa não assumiu as linhas?
    Por que a prefeitura prefere alugar os veículos de outra empresa, ao invés de permitir a continuação do serviço já prestado pela Cidade Verde?
    São apenas duas de muitas perguntas a serem feitas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: