Anúncios

Entrevista a Fábio Sena | Governo Herzem está crescendo e ele chegará forte em 2020, aposta Sheila Lemos

Recém-alçada à presidência do diretório do Democratas de Vitória da Conquista, a empresária Sheila Lemos tem seu nome circulando nas rodas de apostas pré-eleitorais como mais provável parceira de chapa do prefeito Herzem Gusmão nas eleições de 2020. Candidata a deputada federal em 2018, ela obteve 5.960 votos. Ao Blog do Fábio Sena Sheila Lemos respondeu às mesmas perguntas que o blog formulou aos presidentes dos diretórios municipais de todos os partidos atuantes em Vitória da Conquista.

Nesta entrevista, ela manifesta opinião favorável ao governo do prefeito Herzem Gusmão, argumentando que, vencidas as intempéries iniciais, a administração municipal vem dando bons resultados. Sheila – que é filha da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social (Semdes) Irma Lemos, do PTB – reconhece que seu nome vem sendo mencionado para ser vice e afirma acreditar na reeleição do atual prefeito. “Herzem chegará forte em 2020”, diz.

Abaixo, a entrevista na íntegra:

BLOG DO FÁBIO SENA: Qual sua avaliação do cenário político baiano e conquistense pós-eleição de 2018, com expressiva vitória do governador Rui Costa?

SHEILA ANDRADE: A eleição de 2018 foi marcada por dois aspectos importantes. O primeiro, relacionado à eleição presidencial, foi o interesse da maioria dos eleitores brasileiros de votar em uma proposta nova, associada às expectativas nacionais de renovação, de resgate da moral na sociedade e na política, que atendesse à demanda por seriedade e segurança. Seriedade no caso da política, esgarçada por escândalos de corrupção, prisões, etc. e segurança no caso de segurança pública mesmo, de combate à criminalidade. Quem representou isso para essa parcela majoritária do eleitorado foi Bolsonaro.

O outro aspecto diz respeito  ao fato de que o prefeito de Salvador, presidente nacional de nosso partido, o Democratas, não saiu candidato. Havia uma expectativa de uma disputa maior entre o governador e ele, mas ACM Neto decidiu concluir o mandato de prefeito e não concorrer a governador, sendo substituído por José Ronaldo, que tem o histórico de excelentes mandatos, mas que teve pouco tempo para se fazer conhecido no estado, além das fronteiras de Feira de Santana e região, sua base eleitoral. Acho que ainda não dá para prever até que ponto os resultados da eleição de 2018 vão influenciar decisivamente na eleição do ano que vem, mas que terá efeito, terá. Não dá para quantificar esse efeito. Aqui creio que teremos uma eleição polarizada, muito mais por questões típicas da política conquistense, do que por fatores externos ou associados à eleição de 2018.

BLOG DO FÁBIO SENA: Como o diretório local está se preparando para as eleições de 2020? O tema já está em pauta dentro do partido, já se pensa em nomes?

SHEILA: Sempre estamos pensando em política e preparados para debates e embates eleitorais. Nosso trabalho, agora, é de fortalecer o partido, buscar quadros e apoiar os nomes que desejam ser candidatos a vereador. Nossa tendência é apoiar a reeleição do prefeito Herzem Gusmão. Acreditamos que, depois de alguns desgastes amplificados pela oposição e alguns setores da imprensa, além de alguma dificuldade para mostrar realizações a avanços, o governo está entrando em um momento de crescimento. Herzem chegará forte em 2020 e vai garantir a reeleição, para dar continuidade aos projetos estruturais e ao planejamento de uma Vitória da Conquista mais organizada e desenvolvida para o futuro. Nosso nome tem sido lembrado para ser a vice na chapa, o que muito nos honra. Mas, agora, é importante lembrar que a vice-prefeita é Irma Lemos e que ainda há muito trabalho pela frente. Mas, como eu disse, estamos sempre prontos no DEM e eu, pessoalmente, procuro a cada dia saber mais sobre o município, suas demandas e potenciais e assim estar preparada para as missões que aparecerem.

BLOG DO FÁBIO SENA: Qual a estratégia do partido para melhor se apresentar à população como alternativa de governo?

SHEILA: O Democratas não vislumbra para a próxima eleição uma candidatura de prefeito. Pelo menos isso não está nos planos atuais. A gente se prepara, estuda, articula, procura conhecer mais de política, fazer  mais política, falar com o povo, para estar prontos se a população nos demandar, mas não é nossa prioridade ter candidato a prefeito. O DEM apoia o prefeito Herzem Gusmão.

BLOG DO FÁBIO SENA: Do ponto de vista de alianças, qual o pensamento do DEM local? Com quais partidos seria possível construir caminhos comuns e com quais seria impossível uma aproximação?

SHEILA: Fábio, a eleição do ano que vem não terá coligações para vereador, só na majoritária. Assim, só podemos visualizar a aliança com o partido do candidato a prefeito a quem o Democratas apoiar, que, como disse, é o prefeito Herzem. A aliança seria com o MDB e com os demais partidos que compuserem a coligação para a reeleição dele.

BLOG DO FÁBIO SENA: Qual a proposta de governo do DEM para Vitória da Conquista. Quais as principais demandas a enfrentar?

SHEILA: Vitória da Conquista é um município gigante. Aqui dentro cabem os territórios de Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas e Candeias. Somos quase 340 mil habitantes e sempre aumentando, chegando mais gente. A principal demanda é organizar a cidade para receber esse pessoal todo, garantindo qualidade de vida, mobilidade e serviços essenciais de qualidade para todos nós. Isso é investir na saúde pública, nas unidades de saúde de família, no Esaú, na Semob, na Clínica de Reabilitação e fazer mais. Não deixar faltar médico, nem exames, nem remédios. Na educação, perseguir a  meta do Ideb, sem arroubo, sem fantasia, atualizando o professor, melhorando a escola, garantindo o transporte, a biblioteca, a merenda, para estimular o estudante. Do ponto de vista de garantir um futuro com desenvolvimento, a educação é tudo. São muitas as demandas. Valorizar a zona rural, explorar e incentivar suas potencialidades produtivas, melhorar os locais onde as pessoas moram.
É trabalhar para crescer de forma organizada, com serviços funcionando bem, com empregos, liberdade, espaços humanizados, que tornem agradável estar aqui, ser e continuar parte deste lugar maravilhoso que é Vitória da Conquista.

BLOG DO FÁBIO SENA: Qual a análise do governo do prefeito Herzem Gusmão?

SHEILA: Como já disse, atravessou fases difíceis, manteve o norte, confiou em si mesmo e nos colaboradores e agora o que ele fez e está fazendo começa a aparecer, as pessoas começam a compreender que não foi fácil ajustar, que precisou de planejamento e muito esforço, mas os resultados estão chegando. É um governo que está dando certo.

Anúncios

Comente

%d blogueiros gostam disto: