Anúncios

Reivindicando reparo histórico, indígenas ocupam fazenda dos Vieira Lima entre Itapetinga e Potiraguá

Dezenas de famílias indígenas ocuparam, na manhã desta segunda-feira (5), a Fazenda Esmeralda, em Itapetinga. A propriedade está no nome da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso no Presídio da Papuda, em Brasília (DF). Os índios divulgaram uma nota em que justificam a ocupação como sendo um ato de justiça, para reparar um erro histórico, já que as terras onde está localizada a propriedade, em uma das margens do Rio Pardo, entre os municípios de Potiraguá e Itapetinga.

Na nota, os indígenas se identificam como sendo das etnias Kamakãns e Imborés, com origem na região do Médio Sudoeste da Bahia e atualmente vivendo na Aldeia Alto da Abobreira. Segundo o grupo, a ocupação se deu de forma ordeira e pacífica e os moradores da fazenda já os aguardavam porque sabiam, segundo a nota, que a terra é propriedade do povo indígena.

Ainda não se manifestaram sobre o assunto nem a família Vieira Lima, nem a Polícia Federal e a Funai, que estão sendo aguardadas pelos índios para iniciar as negociações.

LEIA A NOTA ENVIADA À IMPRENSA

Nós, povos indígenas da Aldeia Alto da Abobreira, das Etnias: Kamakãns e Imborés, pertencentes e originado a região do Médio Sudoeste da Bahia, estamos reivindicando as terras que são histórica e culturalmente de nosso povo por direito.

Nessa manhã de segunda-feira (05/08) retomamos as terras identificadas como Fazenda Esmeralda, em Itapetinga-BA.

A retomada foi feita de forma pacífica e ordeira. Os residentes já nos esperavam, haja vista a sabedoria popular da verdadeira propriedade da localidade pelo “nosso povo”.

Compomos 50 famílias no local, composto com homens, mulheres, crianças e anciões.

Todos os povos que foram oprimidos, massacrados, mortos ou expulsos dessas terras.

Aguardamos a presença dos órgãos competentes para lidar com tal fato, que é a FUNAI e a Polícia Federal.


FOTO DESTAQUE: OCUPAÇÃO ANTERIOR DA FAZENDA (BLOG POLÍTICOS DO SUL DA BAHIA)

Anúncios

Comente

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: