Para defender governo municipal, vereador acusa Câmara de falta de transparência e colegas reagem

Era para ser mais uma sessão sem maiores destaques, naquela quarta-feira (14), até que, na discussão acerca de um requerimento de convocação do secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, de autoria do vereador Cícero Custódio (PSL), o vereador Edjaime Rosa (MDB), mais conhecido como Bibia, em pronunciamento contrário ao que foi requerido e em defesa da administração municipal afirmou que a Câmara de Vereadores tem muita coisa errada e que na sessão seguinte faria um discurso mostrando que administração municipal é transparente, mas a Câmara, não.

“Eu só estou vendo um requerimento para fazer balela. Tem muita coisa errada aqui, que a gente sabe que está errado. Na próxima sessão eu vou vim com algo diferente, para mostrar ao povo a transparência da nossa administração e a intransparência da nossa Câmara de Vereadores”, anunciou o vereador Bibia. O pronunciamento dele provocou reações e levou o presidente Luciano Gomes (PR) a convocar a Comissão de Ética para apurar possível atentado ao decoro.

O primeiro a se manifestar foi Coriolano Moraes (PT), que traduziu a fala de Bibia, considerADA grave por ele. “Essa mensagem é perigosa, temos que fazer uma discussão interna”, propôs Cori, pois, para ele, a Mesa Diretora tem feito um trabalho transparente que não comporta aquele tipo de crítica.

Em seguida, o presidente Luciano Gomes também demonstrou sua indignação com a fala do emedebista e disse que ele terá que provar o que falou. De forma cortante, Luciano afirmou que a Mesa não aceita conversa fiada e chegou a dizer que o vereador Bibia não tem condição nem de ler uma pauta. O presidente também assegurou que a Câmara não vai deixar de cumprir o seu papel por causa de chantagem. “Não vamos aceitar nenhum tipo de chantagem por parte de vereador da bancada de situação para não convocar um secretário. Nunca teve esse problema. E eu tenho certeza que, inclusive, o prefeito Herzem Gusmão não tem nada contra [a convocação] porque eu acho que ele não tem nada a esconder e quem não deve não teme”,

Outro que fez uma defesa contundente do legislativo, ao discordar de Bibia, foi David Salomão (PRTB), que desafiou a administração municipal a provar que é mais transparente que a Câmara de Vereadores. O parlamentar do PRTB citou os gastos com passagens e o uso de carros da Prefeitura sendo usados fora do serviço como exemplos do que seriam irregularidades. “Tem que lavar a boca para lavar a boca para falar do Poder Legislativo de Vitória da Conquista. Eu não estaria aqui levantando bandeira se eu estivesse numa casa desorganizada”, enfatizou, destacando que são poderes distintos e que a Câmara não deve submissão ao prefeito.

Líder da bancada da maioria, Luís Carlos Dudé deu razão a Salomão e esclareceu que a discussão não estava sendo sobre transparência dos dois poderes, mas do papel da Casa de convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos. Dudé lembrou que a história de Vitória da Conquista registra que nenhum prefeito precisou responder judicialmente por irregularidades na aplicação do dinheiro público. “Alguns entraram ricos e saíram pobres, essa é realidade em Vitória da Conquista”, apontou.

O autor do requerimento, Cícero Custódio, defendeu a convocação e falou que o secretario tem a obrigação de comparecer para esclarecer pontos que deixem dúvida. “Não é perda de tempo, porque aqui é a Casa do Povo e o secretário deve vir aqui para dar explicação”.

O requerimento, que convocava Jackson Yoshiura para esclarecer os motivos de a reforma do terminal de ônibus ainda não ter começado, acabou sendo arquivado. Mas, outro, do vereador Rodrigo Moreira, convocando o mesmo secretário, foi aprovado. O requerimento 92 quer que o secretário esclareça a regulamentação, operação e dos vários estabelecimentos que possuem estacionamentos de recuo nas calçadas, caracterizando como privativas as vagas criadas, restringindo motoristas de estacionarem junto aos meio-fios.

VEJA O VÍDEO DA DISCUSSÃO


FOTO DESTAQUE: VEREADOR EDJAIME ROSA (BIBIA)

Comente